quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Tele-assistência é «voz amiga»

«À distância de um clique, cerca de mil idosos enganam a solidão e o isolamento através de um serviço de tele-assistência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que é cada vez mais solicitado.

Iniciado há um ano, o serviço contribui para um sentimento de segurança e tranquilidade, para além de proporcionar o apoio imediato em caso de urgência, emergência ou solidão, contou o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Luís Barbosa.

Quase 20 por cento das chamadas de alarme recebidas no último ano têm como motivo o sentimento de solidão e isolamento.
Luís Barbosa explicou que o serviço de tele-assistência não é exclusivo para idosos, mas quase 90 por cento dos pacotes são destinados a apoiar seniores com mais de 75 anos. Os outros 10 por cento destinam-se a pessoas entre os 50 e os 75 anos.

Nalguns casos, o custo deste serviço é suportado pela Segurança Social ou por câmaras municipais, que estão a aderir cada vez mais para apoiar os idosos que se encontram em situação de isolamento.

No entanto, a CVP recebe hoje um contributo financeiro de 17 mil euros da companhia de seguros Tranquilidade para o desenvolvimento da tele-assistência, o que permite ajudar na comparticipação do custo do equipamento.
Este apoio decorre no âmbito do Programa de Sustentabilidade da companhia de seguros Tranquilidade e será materializado através da comparticipação monetária proveniente da receita do seguro automóvel daquela seguradora.

De acordo com Rui Leão Martinho, presidente do conselho de administração da empresa, «esta acção não surge isoladamente, mas sim enquadrada no programa de sustentabilidade da companhia, no qual foi definido o apoio à terceira idade como eixo prioritário na área da responsabilidade social e empresarial».

Fonte: IOL Diário, CR

Oferta de Emprego

O Núcleo Distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN) pretende admitir um/a técnico/a superior, durante um período de 5 meses (Junho a Outubro de 2009), a tempo inteiro, em regime de contrato de avença, com as seguintes conhecimentos, competências e aptidões:

Ao nível dos conhecimentos:
- Licenciatura na área das Ciências Sociais (preferencialmente Sociologia);
- Domínio das ferramentas do Microsoft Office (Word, Excel, Access, Power Point; Publisher) e Internet;
- Conhecimento da realidade social e institucional do distrito de Leiria;
- Domínio das matérias relacionadas com a pobreza, exclusão social, desigualdades e políticas sociais;
- Experiência de trabalho em rede e em parceria.

Ao nível das competências e aptidões:
- Dinamismo com vista à congregação de esforços e organização de acções comuns;
- Capacidade de autonomia;
- Capacidade de auto-motivação e auto-aprendizagem;
-Capacidade de comunicação, empatia e adequação a diferentes interlocutores e parceiros;
- Criatividade;
- Capacidade de organização;
- Responsabilidade.


Para exercer as seguintes funções:
- Planear, organizar, executar e proceder à elaboração dos relatórios de avaliação das acções de carácter informativo e formativo, definidas em plano de actividades para o ano de 2009;
- Planear, organizar e dinamizar reuniões de associados e de parceiros, bem como grupos de trabalho;
- Proceder à recolha e tratamento de dados estatísticos, com vista à monitorização do território social e económico do distrito.

As candidaturas, acompanhadas de uma carta de apresentação e do Curriculum Vitae, deverão ser enviadas até ao dia 14 de Março de 2009, para o seguinte endereço electrónico:
leiria@reapn.org (preferencialmente) ou, em alternativa, para:

Núcleo Distrital de Leiria da REAPN
Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, 107, 1.º Dto.
2400-194 Leiria

Após avaliação curricular, serão contactados os/as 7 melhores candidatos/as, para entrevista profissional de selecção, que se realizará nos dias 13 e 14 de Abril de 2009.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Gastos com subsídio de desemprego aumenta

«As despesas com o subsídio de desemprego aumentaram 8,6 por cento em Janeiro, face a igual mês do ano anterior, totalizando 142 milhões de euros, segundo a Direcção Geral do Orçamento.

O boletim de execução orçamental de Janeiro mostra que os gastos com subsídios de desemprego e social de desemprego e apoios ao emprego subiram 11 milhões de euros.

A despesa com esta rubrica absorve 9,2 por cento da despesa efectiva da Segurança Social e corresponde a uma taxa de execução de nove por cento.

Se a despesa orçamentada para o subsídio de desemprego se repartisse igualmente entre todos os 12 meses do ano, no final de Janeiro deviam ter sido gastos 8,3 por cento da despesa orçamentada. Valores acima dessa taxa sugerem uma derrapagem da despesa.

De acordo com dados que o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgou, em Janeiro inscreveram-se nos centros de emprego 70.334 trabalhadores desempregados, um aumento de 27,3 por cento em relação ao mês homólogo de 2008 e de 44,7 por cento quando comparado com Dezembro.

No final do mês passado estavam inscritos nos centros de emprego do Continente e Regiões Autónomas 447.966 desempregados, número que representa 85,5 por cento de um total de 523.986 pedidos de emprego.

Os números da DGO mostram ainda que as despesas com pensões cresceram 5,8 por cento em Janeiro e que os gastos com o rendimento social de inserção aumentaram 19 por cento, para 38 milhões de euros.

Do lado das receitas, as contribuições e quotizações para a Segurança Social aumentaram 1,9 por cento, para 1.263 milhões de euros.»
Fonte: JN

Mestrado em Serviço Social


Até 27/02/2009 estão abertas as inscrições para o curso de 2º ciclo em Serviço Social adequado a Bolonha (VII Curso)

Para Mais informações:
http://www.ismt.pt/ismt/pt/noticias/noticia_0146.html ou http://www.ismt.pt/ismt/pt/mestrados/Mestrado_Servico_Social.html

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Workshop "Procura de Sustentabilidade Social no Sector Social"

No dia 30 de Março de 2009 irá realizar-se um Workshop intitulado “Procura de Sustentabilidade Social no Sector Social”, na Sala de Conferências do Centro Cultural e Social de S. Miguel, entre as 09h30 e as 17h30.

A iniciativa visa reflectir sobre a continuidade e autosustentação do sector social a partir do conceito de sustentabilidade social, proporcionando instrumentos de análise de factores críticos e facilitadores da mesma. Neste sentido irá ser abordado temáticas como: o contexto de crise actual e as respectivas consequências no sector social; Parcerias no sector social: uma oportunidade de reduzir custos e maximizar o impacto, e por último, Procura de sustentabilidade financeira: uma introdução ao Empreendedorismo Social.

As inscrições podem ser feitas até 23 de Março através de:
Tel: 271 230 624 Tlm. 96 621 23 18 Fax. 271 227 611

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Oferta de Emprego

Procura-se:

ü 1 Assistente Social (com Licenciatura)

ü 1 Animador (12.º Ano)

ü 1 Monitor (12.º Ano)

Para um projecto com a duração prevista de 2 anos, a Recibos Verdes, para a Acompanha (Peniche), para trabalhar em Prevenção e Reinserção de Toxicodependentes.

Procuram-se pessoas de preferência com a experiência profissional nesta área, com dinamismo, criatividade e uma boa postura profissional. É necessário que as pessoas tenham disponibilidade para trabalhar também ao fim-de-semana e à noite.

Caso conheçam alguém interessado peço que me enviem o CV actualizado.

UNIVA – CERCIPENICHE

Telma Santos

Rua Adelino Amaro da Costa s/n

2520-268 Peniche

Telf. +351 262 780 080/3

Fax +351 262 789 963

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Para Ler...

Cursos

Os cursos realizar-se-ão no Centro Inalco – PORTO

«Intervenção na violência Doméstica» - 4ª Edição;
intervenção violência doméstica (155,3k)

«Prevenção dos Maus-Tratos em Crianças e Jovens» - 8ª Edição,

Fonte: http://www.cnpcjr.pt/

Curso de formação "Violência e abusos sexuais - Aspectos médicos, legais e psicossociais"

A Associação para o Planeamento da Família (APF) Centro organiza, entre 14 e 23 de Abril de 2009, o Curso de formação «Violência e abusos sexuais - Aspectos médicos, legais e psicossociais». A inscrição é gratuita, sendo o curso destinado a Médicos, enfermeiros e outros agentes que actuam na área da saúde, com formação superior completa.

Programa:
Dia 14 de Abril de 2009
18h00 - 22h00- Sónia Araújo, Psicóloga1- Desenvolvimento Bio-psico-social das crianças e adolescentes

Dia 16 de Abril de 2009
18h00 - 22h00- Dulce Pitarma, Assistente Social2-Abordagem familiar, clínica e escolar

Dia 20 de Abril de 2009
18h00 - 22h00- Dulce Pitarma, Assistente Social3- Estratégias de intervenção, prevenção e acompanhamento

Dias 22 e 23 de Abril de 2009
18h00 - 21h00- Dulce Pitarma, Assistente Social5- Treino de situações

Contactos:APF Centro
Av. Fernão de Magalhães, 151 2º A
3000-176 Coimbra
Tel 239 825 850

Sessão de Informação "Gestão de Qualidade em IPSS"

Nos nossos dias, a qualidade assumiu enorme valor na gestão das organizações do sector social. A Segurança Social, enquanto entidade da tutela, pressiona para o desenvolvimento das práticas da qualidade, editando Manuais da Qualidade.

A Universidade do Minho e a Caso desenvolveram um software aplicacional, orientado para o sector social. Trata-se de uma aplicação simples e intuitiva, dotada de forte conteúdo de inovação ao nível de metodologias, processos e procedimentos, ajustada às reais necessidades do sector social, designadamente: gestão dos processos e das operações; melhoria da qualidade e da produtividade; autonomia na gestão do sistema de informação.

Convidamos a sua organização e todos os interessados, a assistirem à apresentação pública desta ferramenta, a 17 de Fevereiro de 2009, pelas 9h30 - 12h00, no IPJ (Instituto Português da Juventude) de Leiria - Av. 25 de Abril, junto ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

Inscrições e informações:

Orbis Global
Tlf. 253 20 20 10
Fax 253 20 2019
e-mail: qualityalive@orbis.pt
site: http://www.qualityalive.pt/

WORKSHOP nterpretação do Desenho Infantil‏

O desenho é um dos principais métodos utilizados na avaliação infantil; da mesma forma, é também uma das principais formas de as crianças nos darem a conhecer os seus sentimentos e o seu desenvolvimento emocional, para além das principais problemáticas que as perturbam. Assim, um conhecimento aprofundado do desenho infantil revela-se fundamental para todos aqueles que lidam profissionalmente com crianças, não só a nível da avaliação mas também da intervenção com esta população. Tendo em conta a vertente prática deste workshop, pois só a teoria é insuficiente, serão fornecidos casos práticos e qualquer dúvida poderá ser esclarecida pela formadora. De facto, este workshop pretende dotar os seus participantes de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam incluir o desenho infantil, nas suas várias vertentes, ao nível da avaliação e intervenção junto de crianças, em contexto clínico, escolar e educacional.

Este workshop irá ter os seguintes conteúdos:
1) Introdução ao Desenho Infantil;
2) O Desenho Infantil enquanto método de avaliação;
3) Desenhar, conhecer e intervir: Estudos de caso.

O workshop terá lugar no dia 14 de Março de 2009, das 10h às 13h e das 14h às 19h na sala S.0.1 da Escola Superior de Educação de Leiria.

As inscrições irão decorrer até ao dia 10 de Março.

Qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos:


Tlm: 966 099 00

Também poderá consultar o blog http://janela-redonda.blogspot.com/

III Encontro de Infância e Juventude: Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica

Integrado nas comemorações do seu 15º aniversário, a ASAS - Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, no âmbito da sua intervenção junto de crianças e jovens em situação de risco está a organizar o III Encontro de Infância e Juventude: Maus-Tratos, Parentalidade e Intervenção Psicossocial e Jurídica que se irá realizar nos dias 13 e 14 de Março de 2009, no Fórum da Maia.


Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso
Rua Dr. Carneiro Pacheco, 458
4780-446 Santo Tirso
Telefone: 252830830
Fax: 252830839
Endereço Electrónico Geral:
asassts@mail.telepac.pt
Web Site:
http://www.asassts.com/


Fonte: http://assistentesocial.blogspot.com/

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Loja Social “Moda à Medida”

“Dignificar as pessoas” é o conceito desta nova iniciativa, que pretende ir ao encontro das necessidades das pessoas carenciada.

Centenas de peças de vestuário para todas as idades, acessórios e brinquedos estão disponíveis, a partir de ontem, gratuitamente, na Loja Social “Moda à Medida”, da Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI).

Além de roupa e brinquedos, a “Moda à Medida”, a funcionar no antigo lar da LATI, em Setúbal, dá também outros bens, como electrodomésticos e mobiliário.

Para rechear a loja é necessária a ampliação de uma rede de doadores – quer individuais, quer empresas.

A Loja Social “Moda à Medida”, inicialmente a funcionar à sexta-feira, das 09h30 às 17h30, instalada na Rua Fialho de Almeida, 2 e 4, dá auxílio a famílias de acção social, beneficiários do Rendimento Social de Inserção ou encaminhadas por outras instituições, nomeadamente a Câmara Municipal.

Após o preenchimento de uma ficha de encaminhamento, a pessoa pode dirigir-se à loja. Inicialmente e de acordo com o agregado familiar, podem ser levantadas até quatro peças por elemento.


Fonte: Rostos On-line

119 mil apoios sociais na Madeira

«A Segurança Social dá mais de 119 mil apoios a madeirenses e porto-santenses, se bem que haja vários casos, especialmente ao nível das crianças e idosos, onde existe uma mesma pessoa que é contemplada por mais de um apoio, entre pensões, abonos, frequência de lares ou centros de dia, etc. Estes apoios custam ao erário regional cerca de 329 milhões de euros.

Em 2009, o Governo Regional vai dar continuidade aos programas sociais que estão no terreno e que visam promover a inclusão social e prevenir a exclusão.

Assim, serão mantidos os apoios aos lares de idosos, centros de dia e de convívio, lares de crianças e Instituições Particulares de Solidariedade Social, a maioria delas ligadas à Igreja Católica, que desenvolvem actividades na área social, como as Misericórdias, a Assistência Médica Internacional, a Abraço, a Cáritas e a Associação Protectora dos Pobres, entre outras.

Consciente das dificuldades acrescidas, sentidas por muitas das nossas famílias, face ao contexto de dificuldades económicas e financeiras a que a Região não é imune, o Governo Regional coloca ao dispor de qualquer cidadão com dificuldades 54 serviços locais de Segurança Social distribuídos por toda a Região, onde podem ser obtidos diversos apoios, nomeadamente o Rendimento Social de Inserção, os Subsídios de Cooperação Familiar, o Complemento Solidário para Idosos e apoio para a compra de medicamentos (atribuído a 9.843 pessoas em 2007, no valor de 282 mil euros, muitos dos quais comparticipados a 100 por cento), apoios directos às famílias (subsídios de apoio aos idosos, subsídios de cooperação familiar, apoios para aquisição de medicamentos, ajudas técnicas, pagamento aos cuidadores) ver dados em anexo.

Para situações de maior carência, o Centro de Segurança Social, que coordena na Região, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, distribui através das entidades mediadoras géneros alimentícios a pessoas em situação de vulnerabilidade socio-económica.

O Governo Regional aponta ainda os idosos como uma prioridade para o corrente ano. E, em virtude das dificuldades e da falta de tempo das famílias, aposta em continuar a encontrar as respostas sociais que apoiem os idosos madeirenses.

Em 2009, o Governo Regional vai reforçar o apoio domiciliário, conforme o JM já noticiou, expandindo a toda a Região, a distribuição de refeições e serviço de tratamento de roupa aos idosos que vivem isolados. E ainda vai continuar a disponibilizar o serviço de Tele- Ajuda e as consultas médicas e de enfermagem no domicílio.»

Fonte: Jornal da Madeira

Novos Cursos - Red Apple

A Red Apple anuncia os novos cursos que irão decorrer brevemente:

- Especialização em Necessidades Educativas Especiais (Matosinhos) – NOVAS DATAS: início 26 de Fevereiro

- Especialização em Psicogerontologia (Amadora) – Em processo de creditação pela Ordem dos Enfermeiros

- Curso Prático de Planeamento Familiar e Contracepção (Matosinhos) – Em processo de creditação pela Ordem dos Enfermeiros

- Curso de Consulta Psicológica com Crianças e Adolescentes (Coimbra)

- Curso de Avaliação Psicológica (Matosinhos)

- Curso Teórico-Prático de Formação em Mediação de Conflitos (Matosinhos) – Curso reconhecido pelo Ministério da Justiça


Convidamo-lo a visitar o site (www.red-apple.pt), como forma de obter mais informação sobre os cursos anteriormente mencionados.

Para mais informações, não hesite em entrar em contacto connosco via e-mail ou via telefone (91 47 47 905).

Workshop "Aconselhamneto Familiar - Contributos para a Promoção da Saúde Mental"



Acção "Alzheimer - conhecer para melhor cuidar"

«Numa acção da Cáritas Diocesana de Leiria, da Associação Alzheimer Portugal - Delegação Centro e do Município da Batalha, decorre no dia 5 de Março, no Auditório Municipal da Batalha, a acção “Alzheimer - conhecer para melhor cuidar”.

A iniciativa é dirigida a cuidadores, nas famílias ou nas instituições e a quantos se interessam por esta doença.

Pretende-se com esta acção promover a preparação das pessoas que prestam cuidados aos doentes de Alzheimer, por forma a que o façam com o máximo de eficácia para o bem estar daqueles e com o mínimo de desgaste para si próprios.

A apresentação dos painéis vai ser orientada por profissionais do Centro de Saúde de Pombal e do Centro Hospitalar de Coimbra. Os trabalhos vão decorrer das 9h30 às 16h00.

A inscrição é obrigatória e deverá ser feita na Cáritas Diocesana de Leiria, através do telefone 244 823 692, ou pelo email: leiria@caritas.pt até ao dia 1 de Março.

Registe-se que a doença de Alzheimer não se reflecte somente na pessoa em que é diagnosticada, mas tem um forte impacto na família e na comunidade. Estar atento aos sinais de alerta, conhecer as suas manifestações, evolução e conhecer diferentes recursos e estratégias para acompanhar e minimizar os seus efeitos são a melhor maneira de enfrentar a doença e promover a qualidade de vida dos pacientes, seus familiares e amigos.

Estima-se que em Portugal existam mais 70 mil pessoas pessoas afectadas por esta doença.»


Fonte: Município da Batalha - Gabinete de Desenvolvimento Social

Seminário: "Linguagem e Literacia: Intervenção Fonológica na Dislexia"

«O auditório do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, vai acolher o seminário subordinado ao tema «Linguagem e Literacia: Intervenção Fonológica na Dislexia».

O encontro é uma iniciativa do Centro Materno-Infantil Paripassu e vai decorrer no próximo dia 28 de Fevereiro, com um programa orientado pela psicóloga educacional e especial em dislexia, Paula Teles.

De entre os temas a abordar estarão o diagnóstico diferencial e prognóstico, sinais de alerta, mitos e terapias controversas, intervenção, ambiente educativo e avaliação.

O seminário vai ainda servir para apresentar o método fonomímico, de cartões fonomímicos e cantilenas do abecedário, adianta o Região de Leiria.»

Fonte: http://www.mgrande.net

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Curso de Mediação de Conflito

Estão a decorrer até ao fim do presente mês as inscrições para o Curso de Mediação de Conflito, Leiria.

O programa e todas as datas encontram-se no site on.line www.consulmed.pt.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

Realiza-se, de 12 a 15 de Fevereiro, das 10h00 às 20h00, na Exponor (Feira Internacional do Porto), a "Qualifica - Feira de educação, formação, juventude e emprego".

O Tema da Edição de 2009 é a "Criatividade e Inovação através da Educação e Cultura".

Desse modo, a Qualific@ pretende incentivar o desenvolvimento das competências criativas, proporcionando novas aptidões que permitam aceitar a mudança como uma oportunidade e de abertura a novas ideias, num mundo culturalmente diverso e numa sociedade baseada no conhecimento. A educação e a formação são factores determinantes no presente.

A finalidade deste projecto é acima de tudo a promoção da criatividade para todos, de forma a incentivar a inovação, social e empresarial.

Mais informações em: http://www.qualifica.exponor.pt/

Emprego 2009


Apoio a desempregados em risco de pobreza

"O Governo responde às pressões para o alargamento do subsídio de desemprego com a garantia do reforço do acompanhamento a desempregados. IEFP e Segurança Social terão intervenção conjunta.

Os desempregados que estiverem a quatro meses de concluir o período de subsídio de desemprego terão prioridade no acesso a colocações, programas de formação e estágios pagos. Nesta fase, de particular risco de exclusão, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e os serviços da Segurança Social terão uma "intervenção reforçada" e conjunta, encaminhando o beneficiário para colocações, ou, se for o caso, para outra prestação de apoio social.

Depois de ter rejeitado o alargamento generalizado do subsídio de desemprego, o Executivo veio ontem reconhecer a necessidade de dar particular atenção aos beneficiários que perdem a prestação, ao anunciar "uma nova metodologia", na conferência de imprensa onde também detalhou o plano conhecido em Dezembro. O Governo rejeita, contudo, que a ideia seja substituir um subsídio por outro. "Contamos, em primeiro lugar, com as intervenções ao nível do emprego", refere o secretário de Estado do Emprego, Fernando Medina, ao DN. "Colocações, ofertas de formação profissional e estágios, qualificação e emprego são claramente prioridades relativamente a estes casos." Actualmente, o apoio é "mais intenso" nos primeiros meses, acrescenta.

O alcance será, contudo, limitado, já que metade dos desempregados consegue trabalho no primeiro semestre de prestações. Reconhecendo a dificuldade em lutar contra o aumento do desemprego, Vieira da Silva acabou por traçar uma nova prioridade. "O que importa é que criemos condições para que não se transforme em desemprego de longa duração", declarou aos jornalistas. Poderão também ser estas as competências dos novos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), que, segundo explicou ao DN o secretário de Estado do Emprego, terão um orçamento anual global de dez milhões de euros.

O Governo conta com a criação de 400 gabinetes este ano, sobretudo concentrados nas regiões Norte (173) e Lisboa (188). Em articulação com o IEFP, os gabinetes substituirão as anteriores UNIVA, assumindo funções de apoio à procura activa de emprego, acompanhamento, ou controlo de apresentação dos beneficiários. O projecto depende, contudo, das candidaturas das autarquias ou instituições particulares de solidariedade social, por exemplo.

Os promotores terão direito, no primeiro ano, a uma verba de cinco mil euros para instalações, a que acresce um montante entre 11,3 mil e 31,4 mil euros, destinado a despesas de funcionamento. Vieira da Silva referiu que o mercado continua a ter um "dinamismo significativo", tendo em conta os 140 mil novos trabalhadores que no último trimestre passaram a descontar para a Segurança Social. No mesmo período, esclareceu ao DN, 129 mil deixaram de descontar. Mas são números parciais, explicou, que devem ser lidos com cautela."
Fonte: DN, Catarina Almeida Pereira

Acção de Formação "Um olhar sobre os sem-abrigo"

"O Centro de Acolhimento João Paulo II, juntamente com a Sociedade São Vicente de Paulo e a Paróquia de S. José de Coimbra, promove uma acção de formação sobre o «Um olhar sobre os sem-abrigo e o papel interventivo das equipas de rua».

Segundo os responsáveis, o objectivo “é fornecer aos participantes uma visão teórica e prática relativamente ao assunto. Outros dos objectivos é identificar as principais características da população sem-abrigo; Conhecer o conceito de desafiliação/frágil ligação associado ao sem-abrigo; Conhecer a situação do sem-abrigo numa perspectiva multifactorial; Reflectir sobre as principais respostas sociais e serviços para esta população; Perceber a importância das equipas de rua e realçar a importância de um espaço de partilha/Grupo Aberto”.

A primeira sessão realiza-se a 28 de Fevereiro, na sede do Centro João Paulo II, na paróquia de S. José e destina-se sobretudo a profissionais e estudantes das áreas da acção social, saúde e educação.
As outras sessões decorrem a 14 de Março e 28 de Março.

A formação estará a cargo de Bruno Correia Lourenço, licenciado em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Este profissional trabalha há quatro anos com os sem-abrigo através da Equipa de Rua da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa."

O desemprego aumenta – o subsídio desce

«O desemprego é hoje um dos primeiros problemas sociais que atinge os trabalhadores do nosso país e que irá ter nos próximos tempos, uma gravidade crescente.
O direito ao emprego, que é garantido pela nossa Constituição, confronta-se com décadas de política de direita que mantém e acentua o fenómeno do desemprego.
É evidente que o desemprego não é obra da má fortuna do nosso País. Trata-se de uma consequência, sobretudo ao nível em que actualmente se encontra, de uma política económica contrária ao desenvolvimento do País, assente na exploração da mão-de-obra, e do enfeudamento aos interesses do grande capital.(...)
O débil crescimento económico, a estagnação e agora a recessão, provocam o aumento do desemprego, e são consequência da destruição do aparelho produtivo, dos elevados custos de produção não laborais (intimamente ligados à privatização de empresas públicas, como a EDP e a GALP, em sectores essenciais), do escasso investimento público (cerca de metade do início da legislatura) e da submissão aos ditames da União Europeia, em particular no que toca ao pacto de estabilidade e à moeda única.
Estes factores são determinantes para os elevados níveis de desemprego que enfrentamos e que já enfrentávamos muito antes da revelação da crise internacional.
Foi neste quadro que o Governo PS alterou em 2006 as regras do subsídio de desemprego, num sentido altamente restritivo, o que faz com que actualmente mais de metade dos desempregados não tenham direito ao respectivo subsídio. O corte foi tal que o Governo conseguiu diminuir em 400 milhões de euros (entre o orçamento de 2007 e o de 2009) a verba para esta prestação. E isto num quadro em que vai retirar este ano cerca de 580 milhões de euros à Segurança Social, sobretudo para ajuda às empresas, no quadro das medidas que anunciou recentemente.»

Bernardino Soares

domingo, 1 de fevereiro de 2009

230 novos lares

A rede de lares para idosos e deficientes vai ser ampliada, ao abrigo de um programa comunitário de apoio à construção destes espaços. Mais de cinco mil pessoas vão ser beneficiadas até 2013.

«O Governo vai investir quase 80 milhões de euros para construir 230 novos espaços, anunciou o secretário de Estado da Segurança Social.

Pedro Marques esclarece que o Programa Operacional Potencial Humano avança já em Fevereiro e vai favorecer 5400 pessoas, num investimento global de 110 milhões de euros.

“São duas centenas de novas respostas sociais prioritárias – lares, centros de dia, lares para pessoas com deficiência e equipamentos ocupacionais – (…) que estarão em pleno desenvolvimento no prazo de uma semana ou duas”, diz o secretário de Estado, esclarecendo vai ser dada especial atenção aos lares.

As entidades terão, a partir da primeira quinzena de Fevereiro, um prazo de dois meses para se candidatarem às ajudas, mediante o preenchimento de um formulário próprio e a entrega do projecto de arquitectura do lar.

Apesar de o programa comunitário se estender até 2013, Pedro Marques crê que a "generalidade dos equipamentos" estará construída em 2011.

Em Fátima, começa o congresso da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS), que insiste no apoio do Estado, em tempo de crise. O governante garante esses ajudas, afirmado que vão “continuar a apoiar os cidadãos em situação de carência social e vamos encontrar os recursos para o fazer em cooperação com as instituições de solidariedade social”. »

Fonte: http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&ContentId=275170

Instituições sociais fazem levantamento das situações de carência

Durante o IV Congresso Nacional da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) ficou decidido fazer-se um levantamento das situações de graves carências nas suas áreas de intervenção, para posterior apoio através do fundo social de solidariedade.

«A medida consta das conclusões do IV Congresso Nacional da CNIS e pretende responder "à situação de crise global existente e aos seus reflexos na vida das pessoas já sentidos e com tendência para se agravarem".

Neste âmbito, o CNIS exige ainda às instituições de solidariedade que dêem "uma atenção especial às situações de desemprego e exclusão social", apontando o fundo de solidariedade como um meio para o "sector solidário responder às situações entretanto sinalizadas".

Nas conclusões do congresso sugere-se igualmente às instituições de solidariedade que procurem "respostas abrangentes e globais, muito para além das respostas tradicionais".

Contudo, estas entidades dizem ser necessária "uma mudança de atitude e de acção nos poderes e administrações locais, regionais e nacionais", mantendo-se disponíveis para trabalhar em parcerias.

Por outro lado, os congressistas consideraram que a qualidade deve ser "uma exigência da acção solidária", mas centrada nas necessidades dos utentes, e defenderam que a CNIS deve "continuar a afirmar-se como principal representante do sector da economia social solidária na sociedade e perante os poderes instituídos".

Os representantes das instituições de solidariedade decidiram adiar para Março a discussão e votação da declaração de princípios "A Educação no sector solidário".

O documento determina igualmente a estas entidades que prestem "uma atenção especial aos que são excluídos do sistema educativo", propondo, também, a definição de estratégias e projectos de combate ao abandono escolar precoce.

Esta declaração surge da constatação de que "a educação é um pilar essencial de inclusão e coesão sociais" e preconiza a educação ao longo da vida, a começar na creche.»

Fonte: Lusa/Fim, SYR.

Palestra “As Associações de Solidariedade Social e o Poder na Luta Contra a Pobreza”.

Na próxima sexta-feira, dia 6 de Fevereiro de 2009, a Universidade Sénior de Alcobaça (USALCOA) promove uma palestra sobre “As Associações de Solidariedade Social e o Poder na Luta Contra a Pobreza”.


Joaquim Guilherme Ramos, presidente da direcção do Centro de Bem Estar Social de Alcanena e ex-dirigente dos Serviços de Acção Social da Segurança Social de Santarém é o orador convidado a falar da sua experiência na área da solidariedade social.


A iniciativa é gratuita e está aberta a todos os interessados, que se devem inscrever previamente através do telefone 262582510 ou do e-mail usalcoa@gmail.com.


A palestra terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça a partir das 15h00.


Fonte: Gazeta das Caldas

Intervenção em famílias multiproblemáticas tem taxa de insucesso de 75%

Uma investigadora da Universidade de Aveiro disse no decorrer da formação, na Marinha Grande, que 75% das famílias multiproblemáticas pobres nunca deixarão de o ser, apesar da intervenção social.
"Estes números não são oficiais. Não vêm em nenhuma fonte do Instituto Nacional de Estatística. São dados que resultam da nossa percepção que vamos tendo do contacto, da prática e da investigação", afirmou Sofia Rodrigues, especialista em questões de pobreza.
A investigadora está a ministrar uma acção de formação de três dias a 25 técnicos de Acção Social de câmaras municipais e de instituições de solidariedade sobre estratégias de sucesso na intervenção em famílias multiproblemáticas pobres.
Trata-se de uma iniciativa do Núcleo Distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza, no âmbito do projecto "O combate à pobreza começa localmente".
Sofia Rodrigues definiu famílias multiproblemáticas pobres como aquelas que apresentam "múltiplos problemas severos que afectam vários elementos da família, vividos em simultâneo e/ou sucedendo-se".
São exemplos desses problemas a negligência, o alcoolismo, a delinquência, a depressão, os maus-tratos e a violência doméstica, mas também a prostituição, delinquência, insucesso escolar, doenças crónicas e deficiências.
Segundo a especialista, este tipo de famílias são "cerca de 6% das que recorrem aos serviços de protecção social", um número que, embora tenha admitido ser pequeno, "absorve 50% dos serviços e do tempo dos técnicos".
A psicóloga explicou mesmo que "estes casos arrastam-se no sistema formal durante anos ou décadas".
Para Sofia Rodrigues, um factor de sucesso na estratégia de intervenção em famílias multiproblemáticas pobres passa pelo estabelecimento de uma "relação de confiança" entre técnicos e envolvidos.
"E essa relação de confiança inclui responder às necessidades materiais destas famílias", destacou a investigadora, que desafiou os técnicos a olharem "para competências e recursos" e não apenas para os factos negativos com os quais se defrontam as pessoas.
A psicóloga reconheceu ainda que casos de famílias multiproblemáticas pobres "tornaram-se mais visíveis" nos últimos tempos devido ao facto de a resposta social ter evoluído.
Sem dados para poder assegurar que estas situações têm aumentado, Sofia Rodrigues admitiu, no entanto, que haverá casos "escondidos e mesmo envergonhados".

Fonte: http://da.online.pt/news.php?id=166559

GSolidário


O projecto GSolidário foi criado para ajudar instituições de solidariedade social.


É um site de pesquisa que utiliza o motor de busca do Google.

A diferença é que ao pesquisar nele está a ajudar a angariar dinheiro para instituições de solidariedade social.

Entre 28 Janeiro e 4 Fevereiro, ajude algumas instituições e vote clicando no website do GSolidário.

Todos os utilizadores poderão votar uma vez por dia.

Saiba mais <http://www.gsolidario.org/>