segunda-feira, 26 de julho de 2010

Banco Alimentar do Oeste

"Caros Amigos,

Mais uma vez o BAO vai realizar um espectáculo de música, no dia 30 de Julho, às 21h30 no CCC das Caldas da Rainha. Este irá contar com a presença do Grupo Vocal Olisipo e a participação da Pianista Luíza Vieira Pereira.

Contamos com a vossa ajuda para a divulgação e venda de bilhetes. Estes encontram-se aqui no BAO ou na bilheteira online do CCC, sendo que o valor é de 10 €.

Para mais informações consulte o site: http://www.ccc.eu.com/artigos/artigo.asp?sec=8&nid=913

Com os melhores cumprimentos,

Direcção do BAO"

Acção de Formação "Terapia Familiar e Comunitária"

O Núcleo Distrital de Leiria da Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal (REAPN), vai promover uma acção de formação sobre Terapia Familiar e Comunitária, com a duração de 24 horas, nos dias 2, 3, 9 e 10 de Setembro de 2010, no Centro Associativo Municipal de Leiria.

O prazo das pré-inscrições realiza-se até ao dia 6 de Agosto.

Mais informações:
Tel: 244 837 228
Fax: 244 837 229
E-Mail: leiria@reapn.org
Internet: www.reapn.org

Blogue

Não me tem sido possível manter tão actualizado quanto desejaria o blogue...

Para quem já se habituou a ter com alguma assiduidade novos temas... as minhas desculpas.

Saudações Sociais!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Qual a visão do Assistente Social?

Certificação de Qualidade nas IPSS’s

A ACIB - Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai organizar, a 08 de Julho, pelas 14horas, no Museu do Vinho, em Anadia, um seminário subordinado ao tema: Certificação da Qualidade nas IPSS.
Esta iniciativa tem como objectivo dar a conhecer os princípios básicos da implementação da Gestão da Qualidade através dos Manuais de Gestão da Qualidade nas Respostas Sociais, emitido pelo Instituto de Segurança Social.
A gestão da Qualidade é, nos dias de hoje, um elemento fulcral de uma organização, quer no sector privado quer sector público, envolvendo os colaboradores. Num cenário de crescente competitividade, as organizações procuram a implementação de sistemas de gestão da qualidade, com o objectivo de melhorar em termos de qualidade de serviços prestados bem como a sustentabilidade da própria organização.
A acção destina-se a todos os colaboradores e técnicos de IPSS que estejam a implementar o Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas da Segurança Social.
No seminário vão estar presentes a APCER, representada por Carla Vasconcelos, que irá abordar a Qualidade no Terceiro Sector, a Liconsultores, através de Susana Ribas, que falará sobre os Processos da Qualidade, a EuroPGS, representada por Odete Marques, Segurança no Trabalho. O caso prático estará a cargo do Centro Social Cultural Recreativo da Freguesia Avelãs de Cima, que pela sua técnica Catarina Silva, irá explicar o processo de certificação da Qualidade da instituição e quais as vantagens e desvantagens do mesmo.
Autor: Litoral Centro

Workshop "Obesidade Infantil: Prevenir a Agir Hoje!"

Consciente da importância da gestão da saúde e da adopção de estilos de vida e hábitos que potenciam a nossa resistência à doença e às agressões do meio que nos rodeia, e tendo em conta o panorama preocupante de Portugal no cenário Europeu em que mais de 30% da população – jovem e adulta – tem excesso de peso e/ou obesidade devido a padrões de comportamento alimentar caracterizados por elevado consumo de calorias (açúcares e gorduras) e por dietas pobres em cereais, hortaliças e frutas, a Dianova apresenta o Workshop «Obesidade Infantil: Prevenir e Agir Hoje!», destinado a Pais e Encarregados de Educação e a toda a Comunidade Educativa.
Este Workshop encontra-se integrado num Ciclo de Workshops de Promoção de Hábitos de Vida Saudável, cujas acções serão desenvolvidas ao longo do ano, de acordo com temáticas actuais e emergentes.
Tenha em conta os números que ensombram a actualidade nacional no que respeita os hábitos alimentares:
· 31,5% das crianças portuguesas entre os 7-9 anos têm excesso de peso e 11,3% são obesas; prevalência de excesso de peso e obesidade é de 18% entre adolescentes 10-14 anos
· 37% da população portuguesa tem excesso de peso e 14,5% é obesa
· Adopção de alimentação inteligente é factor chave para um correcto crescimento e desenvolvimento.
Mais informações:
Associação Dianova Portugal
Tel.: + 351 261 331 172
Tm.: + 351 911 510 098
Fax.: + 351 261 326 666
www.dianova.pt