domingo, 1 de novembro de 2009

Acção de Formação"Intervenção com Famílias Multidesafiadas"

O Núcleo Distrital de Aveiro da Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal (REAPN) encontra-se a promover uma acção de formação subordinada à temática da Intervenção com Famílias Multidesafiadas, dirigida aos profissionais que desenvolvem a sua actividade junto destas famílias, prosseguindo os seguintes objectivos:

Objectivo geral: Contribuir para um conhecimento mais detalhado sobre como conhecer e compreender as dificuldades apresentadas por famílias com problemas múltiplos e sobre como desenhar projectos de intervenção que potenciem mudanças em ordem à promoção da segurança das crianças e bem-estar da família e dos seus diferentes elementos.

Objectivos específicos:

- Ser capaz de clarificar hipóteses sistémicas facilitadoras da leitura das dificuldades apresentadas pelo sistema familiar e orientadoras da intervenção a realizar.

- Problematizar o conceito de famílias multiproblemáticas e compreender as transformações narrativas associadas ao conceito de famílias multidesafiadas.

- Ser capaz de mapear o ecossistema do sistema familiar e identificar elementos facilitadores e dificultadores da intervenção dos técnicos.

- Ser capaz de desenvolver intervenções colaborativas que facilitem o envolvimento da família e a sua adesão à promoção da mudança.

- Discutir as vantagens e constrangimentos de uma intervenção em domicílio.

- Compreender as potencialidades da intervenção em rede secundária e mista e ser capaz de desenvolver reuniões de rede.


Telef 234 426 702

Fax 234 426 246

Correio electrónico aveiro@reapn.org

Sítio Internet www.reapn.org

Sem comentários: