quarta-feira, 30 de junho de 2010

Curso Mediação Escolar‏

A Associação de Investigação e Debate em Serviço Social irá promover nos dias 13, 14 e 19 de Julho de 2010, o Curso Mediação Escolar. O tema do conflito nas organizações escolares é indubitavelmente uma das preocupações crescentes, tanto para investigadores como para a sociedade civil. Efectivamente, nos últimos meses devido à acção dos media aumentou consideravelmente a preocupação pela conviabilidade nas organizações escolares e, duma maneira especial, por alguns comportamentos anti-sociais que ocorrem entre os actores educativos.
Em nosso entender, os intervenientes no campo da educação são cada vez mais conscientes das disfunções de convivência nas organizações escolares e a questão não se centraliza no que fazer para enfrentar episódios de conflito e violência, mas sim em como actuar para construir uma escola sinónima de espaço de aprendizagem e convivência democrática.

A mediação escolar consubstancia-se como um processo de comunicação e de encontro interpessoal, pois assenta em princípios, técnicas e saberes ao nível da comunicação e da negociação cooperativa. Deste modo, a mediação constitui um espaço de liberdade e segurança possibilitando que as partes compreendam o conflito que vivenciam e possam ser protagonistas de um acordo que reorganize as suas relações. Efectivamente, a escola encontra na mediação de conflitos um método de ensino/aprendizagem de transformação positiva do conflito, possibilitando realizar as suas funções de formação e de socialização e simultaneamente actuar preventivamente de modo a melhorar as relações humanas na comunidade escolar, através da aprendizagem de formas de resolução nãoviolenta de conflitos.

Neste sentido, o presente curso tem como principais objectivos:
- Fomentar a aquisição de competências necessárias para enfrentar os conflitos de forma positiva e construtiva;
- Desenvolver a noção que nas relações interpessoais o conflito pode transformar-se numa oportunidade;
- Proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências necessárias para mediar conflitos e saber intervir como mediador na escola;
- Compreender a mediação como estratégia para a resolução de conflitos e prevenção da violência escolar.

INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES

Associação de Investigação e Debate em Serviço Social
Rua da Constituição n.º 814, 5.º andar, sala 29, 4200 - 195 Porto

Tlf.225093289; Tlm. 912410718; E-mail: aidssp26@gmail.com

Sem comentários: