sábado, 23 de fevereiro de 2008

Hospital da Bonecada - ESE-IPL

Iniciativa dirigida aos mais pequenos decorre entre os dias 25 a 29 de Fevereiro na ESE-IPL

Hospital da Bonecada combate medo nas crianças

Ajudar as crianças a perder o medo das “batas brancas” é um dos objectivos do “Hospital da Bonecada que terá lugar entre os próximos dias 25 e 29 de Fevereiro, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESE-IPL).

Neste evento, de iniciativa dos alunos da ESE-IPL, irá recriar-se um “hospital” modelo em que as crianças dos 3 aos 6 anos assumem o papel de pais dos seus bonecos doentes.

Com o “Hospital da Bonecada” pretende-se que, de um modo descontraído, as crianças estabeleçam um contacto com o ambiente hospitalar, familiarizando-se com um conjunto de instrumentos médicos e com os profissionais de saúde, frequentemente associados ao medo e à dor. Participando nesta brincadeira, e aproveitando um período de não doença, as crianças acabam por transferir os seus medos para os bonecos, associando assim, o tratamento do boneco à forma de como serão tratadas no futuro.

No Hospital da Bonecada procura-se ainda que as crianças compreendam o funcionamento de um hospital, assim como, aprendam a discriminar os papéis do pessoal hospitalar e percebam a importância dos Cuidados de Saúde e de Prevenção.

Algumas salas da Escola Superior de Educação serão transformadas em consultórios, salas de espera, sala de educação para a saúde e até uma pequena enfermaria, onde os mais pequenos terão oportunidade de medicar o seu boneco consoante o diagnóstico. O hospital modelo vai funcionar no Bloco B da ESE-IPL, entre as 09H30 e as 17H00 para as Escolas, e entre as 17H00 e as 19H00 para o público em geral.

A entrada é gratuita.

Sem comentários: