terça-feira, 7 de abril de 2009

Colóquio: "Sociedade Digital: (des)Encontros nas Relações Interpessoais"‏

A iniciativa “Sociedade Digital: (des)Encontros nas Relações Interpessoais” surge da necessidade cívica de abordar o inevitável poder do virtual nas nossas vidas.

São propostas quatro mesas de trabalho. Numa primeira mesa, será feita uma caracterização da sociedade do “teclar” e do perfil de utilizadores das novas tecnologias em Portugal. Num segundo momento, falar-se-á sobre Messenger, Hi5, SMS, enquanto se discutirão eventuais novos conceitos de Namoro e de Amizade, e procurar-se-ão minimizar os efeitos intensos do “choque tecnológico” na vida familiar. Em seguida, serão desenvolvidos os aspectos associados às Cyberpatologias, nomeadamente a apresentação dos sinais comportamentais subjacentes à Ciberdependência, a criminalidade sexual online na perspectiva da polícia judiciária, o suicídio promovido pela internet e a análise dos efeitos dos videojogos na agressividade interpessoal. Na última mesa, serão apresentadas formas de promover a segurança online, assim como modos de utilização positiva dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem.


Esta é uma oportunidade promovida pela equipa de trabalho da Caminhos, Centro de Desenvolvimento Humano e Consulta Psicológica. O evento terá lugar no próximo dia 18 de Abril (sábado), em Pombal, nos espaços do Teatro-Cine e dirige-se à comunidade em geral, com especial ênfase a pais, profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e comunicação.

Sem comentários: