sexta-feira, 2 de maio de 2008

CLAII

O que são os Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII)?

Os Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) constituem espaços de informação descentralizada, ligados à Rede Nacional de Informação ao Imigrante, que visam proporcionar respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração das comunidades imigrantes radicadas nas várias regiões do país.

Presentes em todo o território continental e ilhas, os CLAII funcionam como postos de informação avançada, ligados à Rede Nacional de Informação ao Imigrante, consistindo numa estrutura extremamente ágil e leve, cujo objectivo principal é informar e ajudar a resolver os seus problemas com eficácia e humanidade, contribuindo para uma imagem de um Estado de Direito com rosto humano que, cumprindo a Lei, quer acolher bem.

Inicialmente, de carácter, sobretudo, informativo, os CLAII, na actualidade (CLAI de 2ª. Geração) colocam a sua tónica na "Integração de Proximidade" dos imigrantes, patente num papel mais pró-activo, de maior intervenção local com instituições e o próprio ACIDI, I.P., bem como na aposta mais sistemática na formação dos técnicos que fazem o atendimento e no apoio à organização de actividades em prol da integração dos imigrantes.

Sem comentários: