sexta-feira, 9 de maio de 2008

IPL incia CNO (Centro de Novas Oportunidades)

O Centro de Novas Oportunidades (CNO) do Instituto Politécnico de Leiria é um novo serviço que disponibilizamos à população do distrito de Leiria, que se destina à valorização e certificação de conhecimentos adquiridos em diversas situações de ensino/aprendizagem ao longo da vida.

Com o objectivo de contribuir para a melhoria da qualificação da população da região, o Centro Novas Oportunidades (CNO) do Instituto Politécnico de Leiria, acreditado a 18 de Fevereiro de 2008, iniciou a sua actividade no dia 3 de Maio de 2008. Este centro integra uma rede nacional de Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) regulamentados pela Direcção Geral de Formação Vocacional (DGFV) e tutelada pelo Ministério da Educação.

» Objectivos
Este novo serviço que o IPL disponibiliza à população do distrito de Leiria tem como principal objectivo do CNO é valorizar os conhecimentos adquiridos por cada adulto ao longo da vida, mas que sobre os quais não possui certificado.

Trata-se de um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) em que cada adulto, com idade superior a 18 anos, pode solicitar a identificação, o reconhecimento, a validação e a certificação dos conhecimentos (escolares e/ou profissionais) que adquiriu durante a vida e em diferentes contextos (pessoal, social e profissional), no sentido de melhorar os níveis de certificação escolar ao nível básico (9.º ano de escolaridade), ao nível secundário (com equivalência ao 12.º ano de escolaridade) e de promover a educação e formação, numa perspectiva de Aprendizagem ao Longo da Vida.

» A certificação obtida através do processo RVCC permite:
Valorizar-se pessoal, social e profissionalmente;
Progredir na carreira;
Prosseguir os estudos/formação;
Tornar-se mais competitivo no mercado de trabalho.

» Destinatários
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a escolaridade básica de 4, 6 ou 9 anos que pretendam obter uma certificação escolar equivalente, para todos os efeitos legais, ao 1.º, 2.º ou 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, que preencham uma das seguintes condições:
Tenham frequentado o nível secundário de educação há mais de três anos sem o concluir;
Disponham no mínimo de três anos de experiência profissional e que pretendam obter uma certificação escolar equivalente, para todos os efeitos legais, ao Ensino Secundário (12.º ano).

Mais Informações:
» Morada
CNO do IPL
Rua das Olhalvas – Campus 5 do IPL
2414 - 016 Leiria – PORTUGAL
Tel. (+351) 244 845 050
Fax. (+351) 244 845 059


» Horário de Funcionamento

Dias úteis: das 8h00 às 22h00
Sábados: das 9h00 às 13h00
Em itinerância: a combinar (de acordo com a disponibilidade dos adultos interessados)

» E-mail: cno@ipleiria.pt

» Outras informações
Endereço da DGFV: http://www.dgfv.min-edu.pt/
Endereço da ANQ: http://www.anq.pt/

Sem comentários: