segunda-feira, 25 de maio de 2009

116 000

Linha Europeia para Crianças Desaparecidas Disponível em 10 países
Campanha de Divulgação Europeia começa a 25 de Maio 2009


Todos os dias centenas de Crianças desaparecem na Europa e em todo o mundo. Algumas nunca são encontradas. Felizmente, a grande maioria das Crianças são localizadas dentro das primeiras 24 horas do seu desaparecimento, graças ao árduo trabalho de vários profissionais.

A partir de 25 Maio 2009, em 10 Estados-Membros da UE, será mais fácil:
- para os pais de crianças desaparecidas, apresentar uma denúncia,
- para o público, prestar informações sobre uma criança desaparecida e
- a uma Criança desaparecida, pedir auxílio.

Em Portugal, Bélgica, Eslováquia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Polónia, Roménia a ajuda está apenas a um telefonema de distância: o 116 000 – número único europeu para Crianças desaparecidas.

O 116 000 é um número gratuito que está operacional 24 horas por dia, sete dias por semana na maioria dos países acima mencionados. As chamadas são respondidas localmente por profissionais especializadas, pertencentes a organizações não governamentais que foram acreditadas pela Autoridade de Regulação Nacional responsáveis pela atribuição do número. Estas organizações trabalham a nível nacional e internacional com a polícia e entidades judiciárias, bem como com outras organizações parceiras dedicadas à busca de Crianças desaparecidas. Propõem-se ajudar a encontrar alguém que fale a sua língua, receber informações e colocá-lo em contacto com as autoridades locais competentes.

Embora orgulhosos de ter conseguido um número unificado em 10 estados membros da UE, apelamos aos demais Estados-Membros para que igualmente garantam a operacionalidade do 116 000 o mais rapidamente possível. Cada chamada é preciosa para ajudar uma Criança a encontrar o seu caminho de casa.

Fonte: IAC

Sem comentários: