quinta-feira, 28 de maio de 2009

Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências

A recém criada Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências (DRPCD) tem já a sua orgânica planeada. A Directora Regional Paula Costa aponta duas plataformas fundamentais de acção: “a proposta assenta em dois eixos, um diz respeito ao planeamento e prevenção e outro ao o tratamento e inserção”. Apesar de ainda não ter muito tempo de trabalho, Paula Costa está satisfeita com balanço dos primeiros tempos.

Os objectivos propostos pela direcção são, no entanto, enormes e cada vez se revestem de uma maior importância social. “Queremos evitar ao máximo o consumo de substancias, nomeadamente prevenindo e apontando alternativas e fomentando o sentido critico com informação. Ao nível do tratamento e reinserção é objectivo alargar e chegar a um maior número de pessoas”, destaca a directora.

O papel da família

Para a DRPCD a família é uma das mais importantes estruturas sociais, por isso mesmo Paula Costa revela que “está ser elaborado um programa de apoio às famílias”. Para a directora “a família é uma das mais importantes dinâmicas sociais, por isso mesmo justifica um forte investimento” por parte da direcção. Por outro lado as famílias reúnem em si um papel nas duas vertentes de acção da DRPCD. “A estrutura familiar tem um papel importante na prevenção e no tratamento”, explica.

As escolas reúnem, igualmente, jovens durante um período alargado das suas vidas e são instrumentos fundamentais no crescimento e no modelar das personalidades. “Desenvolver um programa nas escolas é outro cenário que temos em análise, sobretudo na vertente de prevenção”, sublinha Paula Costa.

Fonte: http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=16344, Fernando Pereira

Sem comentários: