segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Acesso ao CSI

«No início de 2006 nasceu o Complemento Solidário para Idosos (CSI) e os cartazes do PS falam em 200 mil pessoas que usufruem da prestação, ficando aquém da meta dos 300 mil, explica o Público.

Continua a ser difícil para os idosos «responder aos questionários complicados e a toda a burocracia que é necessária», disse ao Público.

Jardim Moreira, presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal. Segundo o padre, muitos potenciais beneficiários ainda temem a regra que manda que os rendimentos dos filhos sejam contabilizados na hora dos serviços avaliarem o montante de complemento a que têm direito.

Isto apesar de o Governo ter simplificado o processo: já não são os candidatos que têm que apresentar as declarações de impostos dos filhos, porque a Segurança Social cruza ela própria os dados.

Alguns partidos da oposição têm defendido que só os rendimentos dos idosos deviam ser tidos em conta. Mas o ministro Vieira da Silva tem insistido que é preciso garantir que o CSI é só para quem mais precisa e não tem apoio da família, como explica o Público.»

Fonte: SOL

Sem comentários: