quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pós-Graduação em Gerontologia Social

Direcção: Prof. Dra. Aida Ferreira, Dra. Carla Ribeirinho
Coordenação Científica e Pedagógica: Mestre Carla Ribeirinho e Mestre Maria Irene Carvalho (docentes da licenciatura em Serviço Social).

A Pós-Graduação em Gerontologia Social que aqui se apresenta pretende resgatar para o campo da intervenção social, a contribuição das ciências sociais e humanas para o conhecimento do envelhecimento humano e das respostas sociais que vêm sendo ensaiadas pelas políticas sociais, materializado no campo interdisciplinar que vem sendo designado como Gerontologia Social. Neste aspecto interessam sobretudo duas principais contribuições: a abordagem multidimensional do envelhecimento e a preocupação com a qualidade de vida das pessoas idosas (com particular ênfase na importância conferida ao estudo de prolongamento da vida com saúde, pelo estudo dos factores que podem possibilitar o retardamento dos declínios decorrentes do processo de envelhecimento, dos processos que favorecem o envelhecimento precoce ou patológico e a redução das situações que geram perda de capacidade de independência das pessoas idosas).

Objectivos:
- Formação especializada em Gerontologia Social destinada a profissionais - Técnicos, Consultores e Decisores - das áreas de Intervenção Social e da área da Saúde, entre outras.
- Abordagem transdisciplinar, das problemáticas inerentes ao envelhecimento, aos níveis: familiar, local, institucional e como fenómeno global.
- Aquisição de conhecimentos teórico-práticos, proporcionadores de análises profundas e abrangentes, de modo a que os especializados possam agir, informar e decidir de acordo com parâmetros multidisciplinares actualizados, inovadores e construtivos.

Destinatários:Licenciados em: Enfermagem, Direito Licenciados em Política Social Medicina Psicologia Serviço Social Sociologia Outras formações na área social

Duração 1 Semestre
Carga Lectiva e Créditos 15h/ CréditoCatorze (7) créditos = 110h
HoráriosSextas-feiras (18.30h - 22.30h)Sábados (9.00 – 13.00h)
Número de vagas:O número máximo de vagas é de 25 alunos, podendo o curso funcionar com um mínimo de 15.

Prazo de Candidaturas:
1ª fase: 1 de Maio a 31 de Julho 2ª fase: 1 de Setembro a 30 de Setembro

Contactos: http://www.isdom.pt/ ou 244 50 38 00

Sem comentários: