terça-feira, 7 de outubro de 2008

Educação: Falta de recursos humanos e materiais

A falta de recursos materiais, a carência de auxiliares de acção educativa e a degradação dos edifícios são alguns dos problemas das escolas integradas no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), segundo um relatório da Assembleia da República.

O documento "A Segurança nas Escolas", que será hoje apresentado na Comissão parlamentar de Educação e Ciência, faz o retrato de 12 dos 36 estabelecimentos de ensino integrados nos TEIP e que em Maio receberam a visita de vários deputados.

"Carência de funcionários", "necessidade de requalificação das instalações", "falta de recursos humanos especializados", "deficiências na rede de apoio psicológico", "professores utilizados para outras funções" e "problemas com o envelhecimento do corpo de auxiliares de educação e do seu diminuto número", são algumas das "dificuldades/constrangimentos" descritos pelos deputados ou transmitidos pelos conselhos executivos.

o Ministério da Educação (ME) vai investir 15 milhões de euros até 2009 naqueles 36 estabelecimentos de ensino, no âmbito do projecto dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), lançado pelo Governo de António Guterres em 1996 e relançado em Setembro d2 2006.

Escolhidas com base nas taxas de abandono e insucesso escolar e no número de ocorrências de violência e indisciplina registados no Gabinete de Segurança do ME, estas 36 escolas elaboraram projectos para melhorar os resultados, apresentando soluções que passam pela contratação de recursos humanos como assistentes sociais, mediadores culturais ou psicólogos, por exemplo.

Fonte:Lusa/Fim, MLS.

Sem comentários: