segunda-feira, 9 de março de 2009

198 mães adolescentes em dois anos

«O Hospital Central do Funchal (HCF), através do seu Serviço Social, tem prestado acompanhamento a muitas jovens que tomam conhecimento da sua gravidez.

Só em 2007 passaram por aquele serviço e acabaram por ser mães 113 adolescentes, duas delas com 13 anos e três com 14. No ano passado, os números foram ligeiramente mais baixos mas ainda assim preocupantes: 85 raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos foram mães.

Segundo Regina Sampaio, assistente social do HCF, houve no último ano uma melhoria da situação já que, não foram contabilizadas adolescentes tão novas. Neste momento, o maior número de mães adolescentes ronda a faixa etária dos 16-17 anos e desde que começou o ano (até ao final de Fevereiro) já deram entrada naquele serviço 20 processos de mães adolescentes.

Para Belita Mendonça, directora do Serviço Social do HCF, uma das razões que estão na orgem desta problemática é o facto da Educação Sexual ainda não estar a ser feita da melhor maneira. Apesar de os jovens estarem bem informados e de saberem que é necessário usar métodos contraceptivos, eles arriscam, «é proprio da idade», refere. Depois, adianta ainda, «o problema está a forma de pensar da nossa sociedade. São poucos os pais que se sentem à vontade de falar sobre sexualidade com os filhos».

«Uma criança a cuidar de outra criança»

Fonte: Jornal da Madeira, Lucia Mendonça da Silva

Sem comentários: