quinta-feira, 28 de maio de 2009

Maria Cavaco Silva preocupada com faltas de apoio

«A "falta de apoio" às crianças na área da saúde mental, a "morosidade dos processos" de adopção e a "ausência de articulação" entre Segurança Social, tribunais e técnicos mereceram hoje a atenção de Maria Cavaco Silva, que se manifestou preocupada com esses "problemas graves".

Estes e outros temas foram debatidos num encontro que decorreu no Palácio de Belém, em Lisboa, e no qual estiveram presentes 16 mulheres responsáveis por instituições de acolhimento de crianças e jovens, de Norte a Sul do país.

"A falta de apoio às crianças na área da saúde mental, a morosidade dos processos de adopção e a ausência de articulação entre Segurança Social, tribunais e técnicos" foram as principais questões em análise na reunião, segundo disse um assessor da Presidência da República aos jornalistas.

Relativamente ao destaque dado pela comunicação social a vários casos que envolvem crianças, Maria Cavaco Silva considerou que "o superior interesse da criança não devia ser mediático porque é um trauma violento [para a criança]".

No que se refere à Lei da Adopção, "continua a haver em Portugal crianças que não são adoptáveis na medida em que ainda se mantêm certos preconceitos relativamente à idade, à cor da pele e ao estado de saúde de bebés, como sendo paralesia cerebral e outros", afirmou, por seu turno, Sandra Anastácio, da Ajuda de Berço.

A responsável reconheceu, igualmente, que "tem havido um aumento do número de pedidos de internamento" e justificou a razão. "Vivemos num momento de crise económica profunda, o que leva as pessoas a piorarem o seu estado de saúde mental e a recorrerem à Ajuda de Berço pedindo apoio para os seus bebés", referiu.

Também Ana Cristina Pinho, do Centro de Acolhimento de Emergência Infantil de Aveiro, se depara diariamente com vários problemas, nomeadamente "faltas de apoio a vários níveis". "Os mesmos que nos obrigam a ser técnicos (a Segurança Social) têm os quadros reduzidíssimos. Existem técnicos de apoio ao tribunal com 200 e 300 casos em mãos que são multadas porque não têm tempo para fazer relatórios dos casos que estão a acompanhar", denunciou.

Do encontro saíram, para além de "muitas ideias", segundo Maria Cavaco Silva, 16 mulheres com um sorriso e uma rosa branca nas mãos.»

Fonte: SMS Lusa/fim

1 comentário:

xanata disse...

Olá!
antes de mais queria felicitar-te por este espaço, na realidade é um optimo local para se ter conhecimento de actividades que podem interessar-nos.
Eu por acaso, ja vi umas quantas que perdi por nao saber que haveriam.. se nao teria ido..
tenho pena.
Vou adicionar-te ao favoritos e vou passando por aqui para ver as novidades..
Mais uma vez, parabens e continua com este optimo trabalho!