segunda-feira, 25 de maio de 2009

Milhares de idosos esperam por vaga nos lares

A lista de espera para os lares de idosos é longa, faltam dados consistentes, mas o padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), estima que cerca de 13 mil pessoas possam estar actualmente à espera de uma vaga.

“Não existem dados numéricos consistentes”, afirmou Lino Maia à margem de uma reunião temática do projecto Formação Acção Solidária que a CNIS promoveu em Fátima. “O que acontece é que há idosos que se inscrevem em várias instituições na expectativa da primeira vaga que conseguirem e, portanto, isso falseia um bocado” os números.

Certo é que as filas de espera estarão a estabilizar. E Lino Maia apontou algumas razões que poderão estar na origem desta situação entre as quais a possibilidade das famílias, porque precisam do apoio monetário dos idosos, estarem a mantê-los em casa.

Os últimos dados da Carta Social, divulgada pelo Gabinete de Estatística e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, revelaram que apenas uma em cada nove pessoas com 65 ou mais anos tinha em 2007 uma resposta garantida num lar.

Também presente em Fátima, o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, defendeu que os lares não são a “única resposta” para os idosos. “O que nós vamos continuar a fazer é investir para promover o desenvolvimento de mais instituições sociais voltadas para a intervenção junto dos mais idosos, não necessariamente sempre lares”, disse Vieira da Silva.

“Os centros de dia e o apoio domiciliário são, muitas vezes, uma melhor resposta, principalmente para pessoas idosas com uma vida mais activa”, afirmou à Lusa.

O Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) prevê um aumento, até 2009, de dez por cento das vagas nestes equipamentos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu vivo nos Estados Unidos e a minha avo esta num lar em Portugal, mas custo e demaziado para o meu pai. Podia-me dizer se ha algum programa governamental que ajude com o custo do lar. Se nao fosse o meu pai a minha avo ainda estava numa quinta sem agua e luz, porque ela nao tem nada. Por favor diga-me se ha alguma assistencia governamental que possa pagar os custos do lar.

Patrícia disse...

Caro Leitor,

Não tendo a perfeita visão global do caso da sua avó, o que lhe posso sugerir é que o seu pai solicite o requerimento para o CSI - Complemento Solidário para Idoso, no caso de a sua avó já ser beneficiária de pensão de velhice, de sobrevivência ou equiparada, ou beneficiária do subsídio mensal vitalício.

Para mais informações aconselho-o a visitar o seu link: http://www1.seg-social.pt/left.asp?02.17.07

Saudações Sociais