quarta-feira, 10 de junho de 2009

Espanha: campanha pela integração laboral cigana


El Empleo Nos Hace Iguales, algo como "o emprego torna-nos iguais", é o mote da campanha para a integração laboral das pessoas ciganas em Espanha, promovida pela Fundación Secretariado Gitano (FSG). Através de criativos spots televisivos, posteres, jogos interactivos e postais electrónicos, vale tudo para fazer passar a mensagem. “Mais de meio milhão de pessoas lutam neste país por não serem discriminadas”, pode ler-se na página de apresentação da campanha e em todos os materiais.

Os resultados, refere o site, permitem falar de sucesso: em sete anos foram atendidas mais de 35 mil pessoas e encontrados 26 mil postos de trabalho. A mudança de mentalidades de uma parte as famílias ciganas, das empresas e também da sociedade no seu conjunto são apontadas como algumas das conquistas associadas a este programa, que hoje é, de acordo com a mesma fonte, “uma referência nas políticas sociais europeias”.

Um estudo revela ainda que a população cigana tem vindo a integrar-se no mercado de trabalho mais cedo que o resto da população, tendo por isso uma vida laboral mais prolongada; 51 por cento dos trabalhadores ciganos são assalariados, face a 81,6 por cento do conjunto da população espanhola; a precariedade é habitual entre a população cigana; a taxa de trabalho temporário é de 70,9 por cento na população cigana, face a 30,9 por cento no conjunto da população espanhola.

Mais informação em http://www.gitanos.org/iguales/presume/

Sem comentários: