quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Alcobaça vê aprovado projecto comunitário de promoção do empreendedorismo

«Foi recentemente aprovado o projecto comunitário em que Alcobaça, a par com sete municípios e uma universidade, quer recuperar sectores de actividade em declínio, fortalecer a coesão económica e social do território e o desenvolvimento urbano sustentável.

No âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária URBACT II, o NOSE – Network of Social Enterprises, coloca no topo das prioridades o apoio e encaminhamento a empreendedores.

O primeiro objectivo do projecto, já pré-aprovado na primeira fase, é diagnosticar as necessidades e potencialidades das regiões candidatas, criando depois boas condições de trabalho e de fixação para jovens licenciados e promovendo o empreendedorismo para pequenas e micro empresas no sector terciário, através da concorrência saudável entre cidades.

Para isso, e no seguimento da medida “Cidades, motores de crescimento e criação de emprego, prevê-se a criação de uma rede de incubadoras de micro-empresas, entre outras iniciativas.

Os parceiros deste projecto são Gela (Itália), Koropi (Chipre), Agrinion (Grécia), Xativa (Espanha), Grenoble (França), Haninge (Suécia), Brigthon (Reino Unido) e a Universidade de Chieti (Itália), além de Alcobaça. O orçamento global é de 687 mil euros, comparticipados a 75% por fundos comunitários. Ao município português cabe executar 62 mil euros.

Na primeira fase tinham sido pré-aprovadas 25 candidaturas. À fase de desenvolvimento, passaram apenas 19 projectos, entre os quais o que envolve Alcobaça. Resta agora definir o formato final de todo o projecto, suas acções e dalendarização, o que deverá acontecer nas próximas semanas.

O projecto será depois desenvolvido ao longo de 30 meses, com diversas acções de promoção, sensibilização e apoio aos diversos agentes económicos que estarão envolvidos no NOSE, como Juntas de Freguesias, Escolas, Univas, membros representantes de Associações Culturais e Sociais, IPPS’s entre outros.

Algumas das acções previstas passam pela promoção da interacção através de trocas de experiências, visitas temáticas e eventos de promoção, a produção de um Plano de Acção Local, a selecção das aspectos-chave para o desenvolvimento do programa e a apresentação dos resultados.»


Fonte: Gazeta das Caldas, Joana Fialho

Sem comentários: