domingo, 14 de dezembro de 2008

Mais estágios profissionais e apoio a quem contrata jovens

«O Governo incluiu, no plano de combate à crise, várias linhas de medidas para preservar o emprego. Numa delas, apoiam-se os jovens no acesso ao trabalho, por 105 milhões de euros.

São criados mais 12 mil estágios profissionais para jovens (o que eleva o total para 37 mil), sobretudo licenciados e em áreas de baixa empregabilidade, anunciou o ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, na conferência de imprensa a seguir ao Conselho de Ministros extraordinários, onde foi aprovado o plano.

Nestes casos, o estágio será precedido de um período de formação de reconversão, a realizar por empresas ou instituições de ensino superior especialmente vocacionadas para o efeito.

Está ainda decidido o pagamento de apoio à contratação no valor de 2 mil euros, acrescido de isenção de dois anos de pagamento de contribuições para a segurança social na contratação de jovens. Esta medida é apenas para entidades empregadoras que contratem sem termo e a tempo completo, jovens até 30 anos à procura do 1º emprego ou jovens desempregados há mais de seis meses.

Em alternativa, as empresas podem optar pela isenção total de pagamento de contribuições durante três anos.

Para poderem beneficiar destas condições, as empresas têm a obrigatoriedade de manutenção dos postos de trabalho abrangidos por um período mínimo de três anos. A medida só é válida para 2009 e apoia 20 mil empregos jovens.»


Fonte: Agência Financeira, Paula Gonçalves Martins

Sem comentários: