quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

“Telha Amiga” abre portas em Janeiro

A partir de Janeiro, Coimbra passa a contar com um novo equipamento social, cujos custos obrigaram a um investimento superior a 400 mil euros. Trata-se do Centro de Noite “Telha Amiga”, instalado num edifício recuperado na Travessa da Rua Velha, com capacidade para 12 pessoas com autonomia, para as quais a noite representa «um sofrimento acrescido». A gestão e funcionamento ficam a cargo da Casa de Repouso de Coimbra, aguardando-se, agora o apoio da Segurança Social.

O acordo de gestão entre o município e a Casa de Repouso de Coimbra foi ontem celebrado nas instalações da Telha Amiga, onde, já a partir de Janeiro, uma dúzia de utentes pode beneficiar de uma ceia, passar a noite, tomar o pequeno-almoço e regressar depois à sua vida normal.

A nova obra surgiu inserida num meio marcado por uma «população envelhecida, carente» e onde se encontra muita gente a viver com «condições de habitabilidade abaixo da dignidade humana», lamentou o autarca, acrescentando que a “Telha Amiga” é «uma gota de água» do que a Câmara Municipal está a desenvolver na área social. Destaque, por exemplo, para a distribuição de refeições aos fins-de-semana e feriados às populações carenciadas, numa missão em que também entra a Casa de Repouso de Coimbra.

José Fernandes, administrador-delegado da instituição, disse estar «muito sensibilizado», com o convite da Câmara Municipal. «Para nós, significa o reconhecimento de uma actividade de 160 anos, em prol da cidade, dos mais pobres. Não nos esqueçamos que nascemos como Asilo de Mendicidade de Coimbra. Continuamos com a mesma matriz que tínhamos», frisou.

Nos termos do acordo, ontem assinado entre as duas partes, a autarquia tem a responsabilidade de transferir, mensalmente, para a Casa de Repouso um duodécimo de 84.016,93 euros, a verba calculada para os custos anuais de funcionamento do equipamento social. Esta transferência será revista logo que o Instituto de Segurança Social, através do Centro Distrital de Coimbra, celebre acordo de cooperação com o Centro de Noite.

O processo será agora liderado pela Casa de Repouso, no entanto, Sidónio Simões acredita que não haverá dificuldades na cooperação, até porque o projecto foi financiado pelo Programa Operacional do Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS).

Fonte: Diário de Coimbra, Patrícia Isabel Silva

Sem comentários: