Em 2009 foi esta a escolha dos portugueses...
Fonte: http://tv1.rtp.pt/noticias/eleicoes/legislativas2009/index.php
"O tempo cura e a experiência ensina que a verdadeira felicidade é o serviço aos outros" Charlie Chaplin
A Provilei – Associação de Solidariedade Social irá promover a acção de formação “Intervenção e Desenvolvimento Comunitário com crianças jovens e Famílias”, que decorrerá de 28 de Outubro a 27 Novembro de 2009, às Quartas-feiras e Sextas-feiras das 18h30 às 21h30, em Leiria.
A data limite de inscrição é até dia 20 de Outubro de 2009.
Para mais informações consultar:
www.lasics.uminho.pt/ocs/index.php/semintdefreab/2009
A família é idealmente a comunidade de excelência para se viver e crescer.
Mas há períodos, na história das famílias, em que estas não conseguem ser esse espaço de protecção, estímulo e bem-estar. Quando, tal acontece, a criança é acolhida em Instituições (Centros de Acolhimento Temporário, Lares de Infância e Juventude, Lares Residenciais) que se esforçam para suprir, da melhor forma, às necessidades das crianças e jovens. Esse esforço passa por assegurar, não somente os cuidados básicos do dia-a-dia, mas igualmente a promoção e o acompanhamento educativo, social e afectivo, numa tentativa de lhes assegurar um crescimento harmonioso e seguro.
A obrigatória transitoriedade do acolhimento institucional e a exigência de responder, o melhor possível, às expectativas que a sociedade, e cada família, em particular evidenciam, a par com o dever ético de contribuir para o crescimento, desenvolvimento e autonomização daqueles que nos são confiados, abrem as portas a esta reflexão sobre as práticas de acolhimento e acompanhamento terapêutico.
Este congresso tem por objectivo criar um espaço de partilha e reflexão com especialistas, técnicos sociais, terapeutas, educadores, professores, pais e todos aqueles para quem a educação é um assunto acarinhado.
Mais informações:
Telefone: 273327037
Telemóvel: 938435202
Fax: 273332709
E-Mail: congresso.acolher@gmail.com
O workshop sobre "Trabalho de História de Vida" que vai realizar-se Instituto Português de Juventude, no Parque das Nações, Lisboa, nos dias 13 e 14 de Novembro.
Cada vez mais as crianças que chegam às instituições têm um passado complicado e que têm dificuldade de reconstituir (cronologicamente e emocionalmentre). Trabalhar a história de vida das criança, acolhidas como forma de construir uma ponte para o presente, é cada vez mais uma tarefa essencial para aumentar a qualidade da intervenção. Neste sentido, importa dotar os profissionais de ferramentas de trabalho para desenvolver este processo em parceria com as crianças.
O workshop será realizado por Richard Rose, Director do Mary Walsh Institute. Formado inicialmente em Serviço Social, construiu a sua carreira na área da protecção à infância. Nos últimos 12 anos tem-se dedicado à investigação e formação na área do Trabalho de História de Vida com crianças que vítimas de maus tratos, tendo dado formação em diversos países. Publicou o livro Child’s Own Story, sobre Trabalho de História de Vida.
As inscrições encontram-se abertas a partir de hoje e até dia 1 de Outubro de 2009. O workshop é limitado a 20 vagas, pelo que sugerimos brevidade nas inscrições.
Informação adicional poderá encontrar-se no site:
A Cáritas de Portalegre-Castelo Branco inaugurou a 11 de Setembro a Loja Solidária «Custo Zero», complementando o auxílio que já prestava através da distribuição de roupas e outros bens às pessoas e famílias carenciadas.
“Foi mais uma inauguração simbólica, pois queríamos dar visibilidade a um espaço apropriado, com a roupa exposta como no comércio normal, em que as pessoas vêem e experimentam”, referiu o presidente da Cáritas da Diocese, Elicídio Bilé, em entrevista à Agência ECCLESIA.
A abertura ocorre “num momento em que as famílias portuguesas estão a passar por esta crise, que as está a afectar no plano material e psicológico. As pessoas andam definhadas, deprimidas e perderam um pouco a esperança”, considera o responsável.
Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=75070
O CPIHTS, a primeira Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Serviço Social, ao longo de duas décadas tem vindo a construir um projecto que consolida permanentemente através dos seus trabalhos de pesquisa, das suas publicações e do reconhecimento de parceiros internacionais que partilham generosamente os seus projectos. Consultar www.cpihts.com
Na presente proposta de Serviço Social & Direitos Humanos , ambas as instituições pretendem executar propostas de formação e investigação, abertas ao diálogo científico, dimensionando cursos que proporcionem instrumentos de reflexão e de intervenção social, que possibilitem uma melhor preparação para enfrentar o mundo do trabalho.
A realização de cursos de formação contínua ou permanente, a concretização de seminários temáticos e a programação de outros eventos científicos com carácter regional, nacional e internacional, constituem uma ementa rica das propostas futuras desta parceria, que anunciaremos oportunamente.
Coordenação:
Bernardo Alfredo Henríquez Cornejo
Director do CPIHTS
Cursos disponíveis:
Serviço Social & Direitos Humanos“A Intervenção social na promoção de Direitos Culturais”
Crianças e jovensDa protecção ao Tutelar Educativo. Que intervenção?
Prevenção
Mutilação Genital Feminina
A Lei de Protecção de Testemunhas foi alterada com a publicação em Diário da República do Decreto-Lei n.º 227/2009, de 14 de Setembro . As alterações visam aperfeiçoar mecanismos de articulação entre as autoridades judiciárias e a Comissão de Programas Especiais de Segurança e a conferir mais eficácia prática na sua actuação.
Nova Lei de concessão de indemnização às vítimas de crimes violentos e de violência doméstica
O regime jurídico da concessão por parte do Estado de indemnizações às vítimas de crimes violentos e também às vítima de violência doméstica foi alterado pela publicação da Lei n.º 104/2009, de 14 de Setembro . A nova lei procura dar resposta à necessidades e actualizações às novas realidades de um regime jurídico com cerca de dezoito anos de existência, unificando num só diploma legal as várias alterações introduzidas nestes anos e também o regime específico relativo ao adiantamento pelo Estado das indemnizações às vítima de violência doméstica.
Nova lei sobre a violência doméstica
Uma nova lei sobre violência doméstica – a Lei n.º 112/2009, de 16 de Setembro – contempla novos direitos para as vítimas de violência doméstica e renova o quadro legal das casas de abrigo para as suas vítimas.»
Fonte: http://www.apav.pt/portal/
" Um transplante é a transferência de células, de tecidos,de órgãos vivos ou enxertos de partes do corpo, de uma pessoa (dador) para outra (receptor), com finalidade de restabelecer uma função do organismo totalmente ou parcialmente perdida.
O transplante pode trazer enormes benefícios a pessoas afectadas por determinadas doenças, oferecendo por vezes a única possibilidade de sobrevivência. As transfusões de sangue são o tipo mais vulgar de transplante conhecido entre as pessoas."
Já alguma vez considerou a hipótese de se inscrever no Banco de Dadores de Medula? Ao contrário do que muitos pensam, não é um processo doloroso e pode salvar a vida de alguém... hoje a vida por alguém... no futuro quem sabe a nossa...
Locais de recolha permanente a nível nacional:
CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO SUL
Hospital Amadora Sintra
Hospital Santa Luzia (Elvas)
Hospital Espírito Santo de Évora
Hospital José Joaquim Fernandes (Hospital de Beja)
Hospital Distrital de Faro
Centro Hospital Médio Tejo - Tomar
Centro Hospital Médio Tejo – Torres Novas
Hospital Rainha santa Isabel (Torres Novas)
Centro Hosp. Barlavento Algarvio
Hosp. Litoral Alentejano
Centro Saúde de Mafra
Clínica Prevenir e Cuidar
CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO CENTRO
Hospitais da Universidade de Coimbra
Hospital de Santo André ( Hospital Distrital de Leiria)
Hospital da Covilhã (Cova da Beira)
Biolabor - Laboratório de Análises Clínicas Lda (Santarém)
Hospital de São Teotónio
Hospital Distrital Castelo Branco
CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO NORTE
Pavilhão “Maria Fernanda”
Centro Hosp.Trás-os-Montes e Alto Douro
MADEIRA
Para pessoas que vivam na Ilha da Madeira terão de ir à internet, ao site do CH Sul e imprimir o inquérito, preenche-lo e enviá-lo pelo correio para o Centro de Histocompatibilidade do Sul e posteriormente serão contactados.
Caso haja dificuldade em imprimir o documento poderão ir ao hospital buscar:
Hospital Central do Funchal
AÇORES
PONTA DELGADA: Hospital do do Divino Espírito Santo
Fonte: http://umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt/
http://www.apll.org/teste/index.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=60
Organizadores: João Pedroso e Patrícia Branco (NEEDA)
Apresentação | Curso breve de 10 horas, promovido no âmbito do Projecto de Investigação «As mutações do acesso à lei e à justiça na União Europeia – o estudo de caso da justiça da família em Portugal», financiado pela FCT (PTDC/JUR/65395/2006)
Duração | 25 de Setembro/2009: 7 horas (9.30-12.30h e 14.30-18.30h, com intervalos de 15 minutos); 26 de Setembro/2009: 3 horas (10-13h)
Modalidade de Inscrição:
Integrado na II Feira Social, o Município do Peso da Régua em parceria com a Rede Social, vem por este meio convidar V/ Exª. a estar presente no Seminário subordinado ao tema “O LOCAL E O SOCIAL – Um olhar sobre experiências em Rede”, que decorrerá no dia 25 de Setembro de 2009, no Pavilhão Multiusos António Saraiva. Mais, informamos que enviamos em anexo o respectivo programa e ficha de inscrição. Para outras informações adicionais poderá consultar o site www.cm-pesoregua.pt
A iniciativa dirige-se a todos os actores sociais envolvidos na gestão das intervenções no terreno e a todos os munícipes, no sentido de dar a conhecer as várias respostas sociais que existem e que podem ser accionadas na resolução de variadas situações de carácter social, nomeadamente com idosos, crianças e jovens, minorias étnicas e pessoas portadoras de deficiência.
Encontros Temáticos “Criatividade e Inovação: Imaginar- Criar-Inovar”, que compreendem a intervenção de dois oradores convidados por Encontro, sucedida por debate alargado à audiência. Cada encontro terá a duração aproximada de 90 minutos.
Encontro 1 – 8 de Outubro, 16h00
Criatividade, Inovação e Sociedade do Conhecimento
Encontro 2 – 22 de Outubro, 16h00
Criatividade, Inovação e Modernização Administrativa
Encontro 3 – 5 de Novembro, 16h00
Criatividade, Inovação e Diversidade Cultural
Encontro 4 – 19 de Outubro, 16h00
Criatividade, Inovação e Desenvolvimento Sustentável
Data e local: 8 de Outubro a 19 de Novembro de 2009, Auditório do Centro de Recursos em Conhecimento do Instituto da Segurança Social (Rua Castilho, nº5, R/C, Lisboa)
Organização: Instituto da Segurança Social
Fonte: http://criar2009.gov.pt/calendario-oficial/encontros-tematicos-criatividade-e-inovacao-imaginar-criar-inovar/
Onde e Quando:
Lisboa: Hotel Lisboa Plaza**** Tv. do Salitre, 7 (à Av. da Liberdade) LISBOA Data: 30 de Setembro de 2009 | Porto: Hotel Infante Sagres**** Pç. D. Filipa Lencastre, 62 PORTO Data: 23 de Setembro de 2009 |
Preço:
369€/pessoa + IVA a 20% (o preço inclui 2 coffeebreaks, 1 almoço e ainda documentação detalhada de apoio à formação e Certificado de Frequência de Formação Profissional).
Inscrições e Informações:
Formações Verlag Dashöfer Edifício Pessoa Rua da Oliveira ao Carmo, 8 - 4º, 1200-309 LISBOA Telefone: 213 101 939 Fax: 213 101 999 E-mail: formacao@dashofer.pt Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de emailA Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e a Delegação Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal, organizam o 1º Curso de Formação Profissional sobre Abuso de Crianças e Jovens.
O Curso irá decorrer em Outubro e Novembro de 2009, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Coordenação:
Teresa Magalhães
Cristina Silveira Ribeiro
Patrícia Jardim
Programa (1761KB)
As inscrições estarão abertas de 21 a 25 de Setembro de 2009
Secretariado:
Maria João Alves
mjalves@med.up.pt
Divisão Académica da Faculdade
de Medicina da Universidade do Porto
Alameda Prof. Hernâni Monteiro
4200-319 Porto
Tel. 22 551 36 04
Fonte: http://www.spp.pt/noticias/default.asp?IDN=136&op=2&ID=132
Local: Lisboa
Data:
Destinatários
Psicólogos
Sociólogos
Assistentes Sociais
Outros Técnicos a desempenhar funções em autarquias
Duração
28 horas
Formadores
Judite Álvares (Psicóloga - Directora do Departamento de Intervenção Sócio-Cultural da Câmara Municipal de Azambuja/ISPA)
Paulo Louro (Psicólogo – Chefe de Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Azambuja/ISPA)
Calendarização
As sessões decorrerão às 3.ª feiras das 18h30-22h30 e sábados das 9h30-13h30 nos seguintes dias:
Outubro: 10, 13, 17, 20, 24, 27 e 31
Inscrições
(Limitadas a 20 formandos)
Totalidade: 240€
Fraccionado: 90€ x 3 mensalidades
Fonte: http://www.psicologia.com.pt/profissional/formacao/ver_formacao.php?id=1831&grupo=1
Este congresso tem como objectivo a partilha de conhecimentos/experiências na temática do idoso, pelo que dispõe de um programa diversificado.
Contamos com a sua presença.
Faça a sua inscrição através de marketing@coisasdeler.com