sábado, 26 de setembro de 2009

I Congresso Eurpeu "Dimensão Terapêutica no Acolhimento Institucional"


A família é idealmente a comunidade de excelência para se viver e crescer.

Mas há períodos, na história das famílias, em que estas não conseguem ser esse espaço de protecção, estímulo e bem-estar. Quando, tal acontece, a criança é acolhida em Instituições (Centros de Acolhimento Temporário, Lares de Infância e Juventude, Lares Residenciais) que se esforçam para suprir, da melhor forma, às necessidades das crianças e jovens. Esse esforço passa por assegurar, não somente os cuidados básicos do dia-a-dia, mas igualmente a promoção e o acompanhamento educativo, social e afectivo, numa tentativa de lhes assegurar um crescimento harmonioso e seguro.

A obrigatória transitoriedade do acolhimento institucional e a exigência de responder, o melhor possível, às expectativas que a sociedade, e cada família, em particular evidenciam, a par com o dever ético de contribuir para o crescimento, desenvolvimento e autonomização daqueles que nos são confiados, abrem as portas a esta reflexão sobre as práticas de acolhimento e acompanhamento terapêutico.

Este congresso tem por objectivo criar um espaço de partilha e reflexão com especialistas, técnicos sociais, terapeutas, educadores, professores, pais e todos aqueles para quem a educação é um assunto acarinhado.

Mais informações:

Telefone: 273327037
Telemóvel: 938435202
Fax: 273332709
E-Mail: congresso.acolher@gmail.com

Sem comentários: