quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

119 mil apoios sociais na Madeira

«A Segurança Social dá mais de 119 mil apoios a madeirenses e porto-santenses, se bem que haja vários casos, especialmente ao nível das crianças e idosos, onde existe uma mesma pessoa que é contemplada por mais de um apoio, entre pensões, abonos, frequência de lares ou centros de dia, etc. Estes apoios custam ao erário regional cerca de 329 milhões de euros.

Em 2009, o Governo Regional vai dar continuidade aos programas sociais que estão no terreno e que visam promover a inclusão social e prevenir a exclusão.

Assim, serão mantidos os apoios aos lares de idosos, centros de dia e de convívio, lares de crianças e Instituições Particulares de Solidariedade Social, a maioria delas ligadas à Igreja Católica, que desenvolvem actividades na área social, como as Misericórdias, a Assistência Médica Internacional, a Abraço, a Cáritas e a Associação Protectora dos Pobres, entre outras.

Consciente das dificuldades acrescidas, sentidas por muitas das nossas famílias, face ao contexto de dificuldades económicas e financeiras a que a Região não é imune, o Governo Regional coloca ao dispor de qualquer cidadão com dificuldades 54 serviços locais de Segurança Social distribuídos por toda a Região, onde podem ser obtidos diversos apoios, nomeadamente o Rendimento Social de Inserção, os Subsídios de Cooperação Familiar, o Complemento Solidário para Idosos e apoio para a compra de medicamentos (atribuído a 9.843 pessoas em 2007, no valor de 282 mil euros, muitos dos quais comparticipados a 100 por cento), apoios directos às famílias (subsídios de apoio aos idosos, subsídios de cooperação familiar, apoios para aquisição de medicamentos, ajudas técnicas, pagamento aos cuidadores) ver dados em anexo.

Para situações de maior carência, o Centro de Segurança Social, que coordena na Região, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, distribui através das entidades mediadoras géneros alimentícios a pessoas em situação de vulnerabilidade socio-económica.

O Governo Regional aponta ainda os idosos como uma prioridade para o corrente ano. E, em virtude das dificuldades e da falta de tempo das famílias, aposta em continuar a encontrar as respostas sociais que apoiem os idosos madeirenses.

Em 2009, o Governo Regional vai reforçar o apoio domiciliário, conforme o JM já noticiou, expandindo a toda a Região, a distribuição de refeições e serviço de tratamento de roupa aos idosos que vivem isolados. E ainda vai continuar a disponibilizar o serviço de Tele- Ajuda e as consultas médicas e de enfermagem no domicílio.»

Fonte: Jornal da Madeira

Sem comentários: