domingo, 1 de fevereiro de 2009

Instituições sociais fazem levantamento das situações de carência

Durante o IV Congresso Nacional da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) ficou decidido fazer-se um levantamento das situações de graves carências nas suas áreas de intervenção, para posterior apoio através do fundo social de solidariedade.

«A medida consta das conclusões do IV Congresso Nacional da CNIS e pretende responder "à situação de crise global existente e aos seus reflexos na vida das pessoas já sentidos e com tendência para se agravarem".

Neste âmbito, o CNIS exige ainda às instituições de solidariedade que dêem "uma atenção especial às situações de desemprego e exclusão social", apontando o fundo de solidariedade como um meio para o "sector solidário responder às situações entretanto sinalizadas".

Nas conclusões do congresso sugere-se igualmente às instituições de solidariedade que procurem "respostas abrangentes e globais, muito para além das respostas tradicionais".

Contudo, estas entidades dizem ser necessária "uma mudança de atitude e de acção nos poderes e administrações locais, regionais e nacionais", mantendo-se disponíveis para trabalhar em parcerias.

Por outro lado, os congressistas consideraram que a qualidade deve ser "uma exigência da acção solidária", mas centrada nas necessidades dos utentes, e defenderam que a CNIS deve "continuar a afirmar-se como principal representante do sector da economia social solidária na sociedade e perante os poderes instituídos".

Os representantes das instituições de solidariedade decidiram adiar para Março a discussão e votação da declaração de princípios "A Educação no sector solidário".

O documento determina igualmente a estas entidades que prestem "uma atenção especial aos que são excluídos do sistema educativo", propondo, também, a definição de estratégias e projectos de combate ao abandono escolar precoce.

Esta declaração surge da constatação de que "a educação é um pilar essencial de inclusão e coesão sociais" e preconiza a educação ao longo da vida, a começar na creche.»

Fonte: Lusa/Fim, SYR.

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