domingo, 1 de fevereiro de 2009

230 novos lares

A rede de lares para idosos e deficientes vai ser ampliada, ao abrigo de um programa comunitário de apoio à construção destes espaços. Mais de cinco mil pessoas vão ser beneficiadas até 2013.

«O Governo vai investir quase 80 milhões de euros para construir 230 novos espaços, anunciou o secretário de Estado da Segurança Social.

Pedro Marques esclarece que o Programa Operacional Potencial Humano avança já em Fevereiro e vai favorecer 5400 pessoas, num investimento global de 110 milhões de euros.

“São duas centenas de novas respostas sociais prioritárias – lares, centros de dia, lares para pessoas com deficiência e equipamentos ocupacionais – (…) que estarão em pleno desenvolvimento no prazo de uma semana ou duas”, diz o secretário de Estado, esclarecendo vai ser dada especial atenção aos lares.

As entidades terão, a partir da primeira quinzena de Fevereiro, um prazo de dois meses para se candidatarem às ajudas, mediante o preenchimento de um formulário próprio e a entrega do projecto de arquitectura do lar.

Apesar de o programa comunitário se estender até 2013, Pedro Marques crê que a "generalidade dos equipamentos" estará construída em 2011.

Em Fátima, começa o congresso da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS), que insiste no apoio do Estado, em tempo de crise. O governante garante esses ajudas, afirmado que vão “continuar a apoiar os cidadãos em situação de carência social e vamos encontrar os recursos para o fazer em cooperação com as instituições de solidariedade social”. »

Fonte: http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&ContentId=275170

Sem comentários: