quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Acção "Alzheimer - conhecer para melhor cuidar"

«Numa acção da Cáritas Diocesana de Leiria, da Associação Alzheimer Portugal - Delegação Centro e do Município da Batalha, decorre no dia 5 de Março, no Auditório Municipal da Batalha, a acção “Alzheimer - conhecer para melhor cuidar”.

A iniciativa é dirigida a cuidadores, nas famílias ou nas instituições e a quantos se interessam por esta doença.

Pretende-se com esta acção promover a preparação das pessoas que prestam cuidados aos doentes de Alzheimer, por forma a que o façam com o máximo de eficácia para o bem estar daqueles e com o mínimo de desgaste para si próprios.

A apresentação dos painéis vai ser orientada por profissionais do Centro de Saúde de Pombal e do Centro Hospitalar de Coimbra. Os trabalhos vão decorrer das 9h30 às 16h00.

A inscrição é obrigatória e deverá ser feita na Cáritas Diocesana de Leiria, através do telefone 244 823 692, ou pelo email: leiria@caritas.pt até ao dia 1 de Março.

Registe-se que a doença de Alzheimer não se reflecte somente na pessoa em que é diagnosticada, mas tem um forte impacto na família e na comunidade. Estar atento aos sinais de alerta, conhecer as suas manifestações, evolução e conhecer diferentes recursos e estratégias para acompanhar e minimizar os seus efeitos são a melhor maneira de enfrentar a doença e promover a qualidade de vida dos pacientes, seus familiares e amigos.

Estima-se que em Portugal existam mais 70 mil pessoas pessoas afectadas por esta doença.»


Fonte: Município da Batalha - Gabinete de Desenvolvimento Social

Sem comentários: