quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Campanha do Académico de Leiria dá a mão a famílias carenciadas

«Foi ontem apresentada a campanha 'Mão aberta por um sorriso', da responsabilidade do Académico de Leiria, que pretende envolver toda a população do concelho de Leiria numa acção conjunta de solidariedade que começa desde já e se estende até ao Natal, culminando numa ceia na 'Aldeia do Natal'.
"As anteriores iniciativas eram insuficientes e não chegavam a todas as famílias. Queremos dar resposta a essas necessidades", começou por dizer Luís Pinto, presidente da direcção do Académico de Leiria.
Numa primeira fase, o Académico vai fazer o levantamento junto das entidades competentes (câmara municipal, junta de freguesia e segurança social) do número de famílias carenciadas no concelho de Leiria.
"Há muita pobreza envergonhada e que poderá surgir nesta altura", disse ainda.
Até 13 de Dezembro, o Académico vai estar no terreno em iniciativas de recolha de bens alimentares, roupas, brinquedos e cobertores para depois serem distribuídas pelas famílias previamente inscritas. Todas as associações e escolas são desafiadas a colaborar na recolha destes itens.
"Estamos receptivos a iniciativas que se queiram associar ao nosso projecto", concluiu Luís Pinto. Pontualmente, uma equipa de voluntários do Académico pode deslocar-se a outros locais para recolher bens angariados.
O resultado da acção será distribuído no dia 14 de Dezembro, no IPJ, que vai ser palco de uma tarde cultural, onde serão entregues cabazes de bens e onde estará exposta a roupa recolhida, para que os seus destinatários possam escolhê-la.
Mais tarde, numa iniciativa inédita em Leiria, vai ser realizada na 'Aldeia do Natal', na tenda da solidariedade, uma ceia de Natal para os sem-abrigo de Leiria. Durante o jantar, marcado para o dia 23 de Dezembro, serão entregues cobertores àqueles que mais necessitarem.»

Fonte: Diário de Leiria, Cristina Duarte

Sem comentários: