terça-feira, 18 de novembro de 2008

Rede social de apoio ao idoso

"O Instituto da Segurança Social, tutelado pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, é o organismo responsável pelas respostas sociais destinadas à pessoa idosa, bem como a quem compete o licenciamento e fiscalização de todas as instituições que acolhem ou acompanham idosos.

Em entrevista à TSF, Ana Gomes, a Directora do Departamento de Protecção Social e Cidadania do Instituto da Segurança Social, assume que o Governo desconhece a dimensão do fenómeno da violência sobre idosos em Portugal. “Nós não temos conhecimento de dados que possam medir a realidade no seu todo. Mas é uma realidade assustadora que estará a aumentar.”

Ana Gomes reconhece que “há um longo caminho a percorrer porque esta questão ainda não está bem sinalizada, não está dentro das nossas preocupações. Não é um assunto discutido, é um assunto que ainda nos merece tanto receio pelo seu enigma e dimensão de impotência, que às vezes nos esquecemos que podemos fazer alguma coisa.”

O Instituto de Segurança Social tem uma linha de apoio ao cidadão em dificuldades sociais – a Linha 144 – que, no entanto, não se destina especificamente às questões relacionadas com a violência sobre a pessoa idosa.


Saiba mais:
Linha de apoio ao cidadão em dificuldades sociais: Linha 114

Site do Instituto de Segurança Social: www2.seg-social.pt

Fonte: TSF, Ana Catarina Santos

Sem comentários: