terça-feira, 18 de novembro de 2008

Comissões de protecção para idosos

"O ministro da Solidariedade Social acredita que a rede social que está montada tem capacidade para dar apoio aos idosos que são vítimas de violência, um fenómeno que Vieira da Silva reconheceu ser preocupante.

Confrontado com a proposta de criação de comissões de protecção para idosos, tal como já existe no caso das crianças, Vieira da Silva disse que iria reflectir sobre esta questão, mas sempre foi dizendo que achava que estas comissões não se justificam.

«Não me parece que se justifique ou que seja eficaz a criação de uma nova estrutura administrativa com o peso e complexidade das comissões de protecção de crianças e jovens para esta área», explicou.

A proposta para a criação de uma Comissão de Protecção de Idosos foi feita por Graça Oliveira, assistente social da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, que lembrou que não há ninguém a quem possam ser dirigidas este tipo de queixas.

«Como existe uma Comissão de Protecção de Menores também devia haver uma legislação que saísse nesse aspecto que protegesse os idosos destas situações. Quando isto acontece não temos a quem denunciar isto», explicou.

Nos últimos sete anos, o número de queixas apresentadas na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima relativamente a idosos aumentaram 20 por cento, situações com as quais os próprios técnicos têm cada vez mais dificuldades em lidar. "


Será pertinente, pergunto eu...

Fonte: TSF


Sem comentários: