quarta-feira, 1 de julho de 2009

Plano de Formação para a Adopção

«O Plano de Formação para a Adopção foi apresentado à cerca de um mês em Lisboa, com o objectivo de evitar a devolução de crianças. As medidas deverão começar a ser aplicadas nos próximos meses, de acordo com a chefe de sector para a adopção do Instituo de Segurança Social (ISS), Isabel Pastor.

O plano, uma parceria entre o ISS e investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação (FPCE) da Universidade do Porto, obrigará os candidatos a pais a frequentar até cerca de uma dezena de sessões de grupo, com cerca de três horas cada.

Todos os anos, são «devolvidas» cerca de 20 crianças, menores de 15 anos, cuja adopção falhou, um número baixo face ao número de adopções decretadas. Há, actualmente, 618 meninos em fase de pré-adopção, já integrados em famílias, e cerca de 550 à espera de candidatos a pais, que, neste momento, são 2.400. Apesar de tudo, tudo indica que, este ano, a taxa de insucesso na adopção vai ver uma redução.

O Plano de Formação para a Adopção prevê que a formação comece no início do processo, na qual os candidatos receberão informação sobre as características das crianças adoptáveis, «as necessidades especiais que podem revelar, tendo em conta o passado que têm, que pode ser de abandono, de negligência», explica a responsável. Até agora, as informações eram prestadas numa entrevista, que não obedecia a procedimentos uniformes.»

Fonte: Diário Digital

1 comentário:

Eduardo Silva disse...

Confesso que era uma medida que urgia em sair. Chegou a hora de podermos acompanhar os futuros pais adoptivos a terem plena consciência do sentido da adopção.