quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Emprego para licenciados aumenta 6% num ano

A população empregada aumentou 1,4% no segundo trimestre de 2008 face ao período homólogo anterior. As más notícias são para os jovens, as boas para quem tem mais de 45 anos. Mas a formação também conta - quem concluiu a universidade está a arranjar trabalho mais facilmente.

Em apenas um ano, o mercado de trabalho recebeu 40,4 mil licenciados à procura de emprego. Mas a resposta foi concludente, já que o País conseguiu absorver 44 mil indivíduos com formação superior, mais 6% do que no período homólogo anterior. Os dados, revelados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), referem-se ao segundo trimestre de 2008.

A população empregada que tem, no máximo, o terceiro ciclo do ensino básico, aumentou apenas 0,6%, enquanto que os que possuem um grau secundário ou pós-secundário contam mais 0,8%. A empregabilidade aumentou em todas as classes escolares, com excepção dos homens que apenas possuem o ensino básico (menos 0,3%) e das mulheres com o secundário (menos 2,6%). Nos licenciados, é indiferente o género, já que quer homens quer mulheres subiram 6%.

A população empregada, estimada em 5,22 milhões de pessoas no segundo trimestre, registou um acréscimo homólogo de 1,4% (cerca de 73,5 mil indivíduos). O aumento do emprego foi mais favorável às mulheres, com mais 2,0% a arranjar trabalho, enquanto que o acréscimo no sector masculino não foi além dos 1,0%. Das 73,5 mil pessoas que arranjaram emprego, 46,6 mil são mulheres.

Fonte: www.dn.sapo.pt

Sem comentários: