sexta-feira, 22 de agosto de 2008

IPL -CET's e Mestrados

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) está a receber até ao dia 14 de Setembro as candidaturas para os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) para o período lectivo 2008/2010.

Na ESAD vão funcionar – em regime pós-laboral - os CET de Aplicações Informáticas de Gestão, Conservação e Reabilitação de Edificações, Desenvolvimento de Produtos Multimédia, Ilustração Gráfica, Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, Modelos e Protótipos para Design, Técnico de Design de Mobiliário e Técnico de Intervenção Social em Toxicodependências.
Peniche vai acolher os cursos de Logística em Emergência, Práticas Administrativas e Relações Públicas, Qualidade Alimentar, Técnicas e Gestão Hoteleira e Técnicas de Restauração.
A Escola Profissional de Rio Maior vai também funcionar com os CET de Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, Logística em Emergência e Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário.
Em Alcobaça vai ter lugar, em regime diurno, Aplicações Informáticas de Gestão e Gestão da Qualidade e em regime pós-laboral, Organização e Gestão Industrial.
Por seu turno, na Nazaré vão ser leccionados os Cursos de Especialização Tecnológica de Práticas Administrativas e Relações Públicas, Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário e Técnicas e Gestão Hoteleira.
Para além dos CET que vão funcionar nestes locais, o IPL vai também promover estes cursos em Alvaiázere, Avelar, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Pombal, Soure e Vila de Rei.
Os interessados podem efectuar a sua candidatura em http://candidaturas.ipleiria.pt, sendo a lista de colocados afixada a 22 de Setembro. As aulas terão início a 17 de Novembro.
O valor da propina é de 825 euros para a totalidade do CET.
Os Cursos de Especialização Tecnológica são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir qualificação profissional do nível IV. Cada curso tem uma duração que pode variar entre as 1200 e as 1570 horas, o que corresponde entre 60 a 90 créditos ECTS.
Estes cursos têm por objectivo aprofundar o nível de conhecimentos científicos e tecnológicos e o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, ao mesmo tempo que permitem o prosseguimento de estudos, possibilitando a candidatura ao ensino superior, através dos concursos especiais de acesso.

Duas dezenas de mestrados

Quanto aos mestrados, o IPL vai disponibilizar 21 cursos de mestrado, através do INDEA – Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados, sendo que as candidaturas vão estar disponíveis de 1 a 19 de Setembro.
O único mestrado com as candidaturas encerradas, uma vez que decorreram antes do período referido, é em Artes Plásticas que vai funcionar na ESAD.
Para além deste curso, o IPL vai também promover os mestrados em Concepção e Desenvolvimento de Produto, Energia e Ambiente, Finanças Empresariais, Negócios Internacionais, Sistemas de Automação e Telecomunicações.
Em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve vai funcionar: Gestão e Desenvolvimento de Destinos Turísticos, Gestão Empresarial e Gestão de Organizações Turísticas e Marketing. O IPL vai também ter o mestrado de Estratégia Empresarial em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que apenas terá início em Janeiro de 2009.
O Instituto Miguel Torga estabeleceu igualmente parceria com o Instituto Politécnico de Leiria para os mestrados de Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Jornalismo Multidisciplinar, Psicologia Clínica, Serviço Social e Sociopsicologia da Saúde, enquanto que a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho vai contribuir com Administração Pública e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica e Informática.
Os resultados das candidaturas serão afixados a 26 de Setembro, sendo que as matrículas decorrem de 29 de Setembro a 6 de Outubro, tendo as aulas início três dias mais tarde, a 9 de Outubro.

Os interessados devem candidatar-se em www.ipleiria.pt.

Sem comentários: