domingo, 17 de agosto de 2008

Portugal tem as piores taxas de pobreza da Europa

O número de portugueses que recebe rendimento social de inserção tem vindo a aumentar nos últimos anos. Apesar do nível de pobreza ter baixado e dos rendimentos dos mais pobres até ter aumentado, Portugal continua a ter as piores taxas de pobreza dos países da Europa e apresenta o maior índice de desigualdade entre ricos e pobres.

Os números são do Ministério da Solidariedade Social. A taxa nacional de pobreza é actualmente de 18%, mais 2 décimas que na Europa. Actualmente, existem 334 mil portugueses a viverem de subsídios, um aumento de quase 440% em 4 anos.A crise que se tem sentido no país arrastou, só no primeiro semestre deste ano, mais 22 mil famílias para a pobreza. Em média, cada família recebe pouco mais de 230 euros por mês. A segurança social gasta um milhão de euros por dia em rendimento social de inserção.

Contudo, o Governo esclarece que o aumento de 427 por cento dos beneficiários do 'Rendimento Mínimo Garantido', se explica pela coexistência de dois sistemas de apoio social.

Na sequência da notícia do Expresso deste fim-de-semana, "Beneficiários do 'Rendimento Mínimo' são cinco vezes mais", o Ministério da Segurança Social veio esclarecer que em 2004 coexistiam dois sitemas de apoio: o 'Rendimento Social de Inserção' e o 'Rendimento Minímo Garantido'. Assim, o conjunto do número de beneficiários dos dois subsídios totalizava nesse ano 330 mil pessoas.

A notícia dava conta de um aumento de 427 por cento do número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção nos últimos quatro anos. O Governo esclarece agora que este aumento se explica pela coexistência dos dois sistemas de apoio social.

Sem comentários: