segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Projecto de intervenção precoce apoiou 36 crianças

O município de Benavente está a desenvolver o projecto de intervenção precoce “1,2,3... Um passo de cada vez” vocacionado para crianças portadoras de deficiência que durante o ano de 2007 permitiu apoiar 36 meninos.

O apoio prestado às crianças é realizado no domicílio, na ama, na creche e jardim-de-infância privado e no jardim-de-infância público.

O projecto resulta do acordo de cooperação celebrado entre o Centro Distrital de Segurança de Santarém, a Direcção Regional de Educação de Lisboa, Sub-Região de Saúde de Santarém, Câmara Municipal de Benavente, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Benavente e Centro de Recuperação Infantil de Benavente.

O objectivo é a intervenção precoce em crianças até aos seis anos, especialmente entre os zero e os três, com deficiência ou em risco de atraso grave de desenvolvimento. O apoio destina-se também às famílias, já que prevê a realização de acções de natureza preventiva, habilitativa, designadamente no âmbito da educação, da saúde e da acção social.

O projecto funciona no Centro de Recuperação Infantil de Benavente. A equipa de intervenção é constituída por duas educadoras, um terapeuta ocupacional, um técnico de intervenção familiar, um técnico de serviço social, um médico, uma enfermeira, um higienista oral e uma terapeuta da fala.

Um projecto, sem dúvida, a ser visto como exemplo...

Sem comentários: