quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Igreja ajuda a divulgar Complemento Solidário para idosos

O Bispo de Leiria-Fátima acolheu favoravelmente o pedido da Segurança Social de Leiria no sentido de a Igreja colaborar na divulgação do complemento solidário para idosos, com o qual o Estado Português ajuda, com uma prestação monetária e benefícios de saúde, as pessoas com mais de 65 anos, que tenham reformas abaixo dos 350 euros mensais e sem outros rendimentos.

Com esta finalidade, o Director do Centro Distrital teve uma reunião, na passada Quinta-feira, dia 26, com os párocos e outras pessoas que prestam apoios sócio-caritativos nas paróquias. No distrito de Leira a colaboração vai traduzir-se na deslocação de equipas da Segurança Social, no Domingo, 13 de Julho, para as localidades do concelho de Leiria, e, uma semana depois, para os restantes concelhos do distrito. Após as missas dominicais, nos anexos das igrejas, os funcionários darão as devidas informações às pessoas que possam ser abrangidas pela medida de apoio social e ajudá-las-ão a preencherem a respectiva candidatura. Contarão, nesta acção, com a ajuda de voluntários, nomeadamente membros das Conferências de São Vicente de Paulo e de outros serviços sociais paroquiais. Também as instituições sociais serão convidadas a colaborar nesta acção solidária para com os idosos mais carenciados.

Esta campanha não abrange a nossa área por nos situarmos no distrito de Santarém e portanto dependentes de outra Sub Região de Saúde. De qualquer forma mantém-se, no genérico, a disponibilidade da igreja de apoiar todas as iniciativas governamentais para diminuir as carências que também entre nós se fazem sentir, tarefa que o nosso Movimento Sócio Caritativo tem a vindo a desempenhar, apesar das suas diminutas possibilidades.

A apresentação da candidatura ao dito complemento é efectuado através da entrega de um formulário de requerimento e de alguns documentos comprovativos da situação de carência de meios de vida e da impossibilidade do apoio dos familiares directos.

Fonte:www.jornalregional.com

Sem comentários: