quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Lares para crianças e jovens serão requalificados

Até ao final da legislatura, o Governo pretende investir cerca de 15 milhões de euros no Plano Desafios, Oportunidades e Mudanças, abrangendo um total de 260 instituições de acolhimento de crianças e jovens.


O objectivo, segundo o ministro do Trabalho e da Segurança Social, é diminuir o número de institucionalizados em cerca de 25%. Em 2007, 11362 crianças e jovens encontravam-se em lares.


Vieira da Silva, esteve ontem em Leiria, na cerimónia de homologação de protocolos do plano DOM, que nesta segunda fase envolve 84 instituições com 2914 utentes, prevendo-se a contratação de 226 técnicos. O ministro explicou que estes investimentos têm como objectivo a modernização dos lares, "tornando-os mais adequados às exigências dos dias de hoje, na componente pedagógica, social e de ligação à família".


"O DOM traduz-se, em particular, no reforço dos técnicos e na sua formação, numa lógica de supervisão destas instituições, de forma a que as boas práticas possam ser mais facilmente disseminadas", explicou. Vieira da Silva frisou ainda que a passagem das crianças e jovens pelos lares "não pode ser um factor de agravamento da sua perspectiva de vida, mas de correcção de factores negativos".


Falando a uma plateia de muitos responsáveis por instituições, o ministro admitiu que o trabalho de acolhimento de crianças e jovens "é o mais complexo e mais difícil de todas as áreas da política social". Reconheceu que "a envolvente família é um factor decisivo" na resposta às crianças e jovens institucionalizados, defendendo por isso a "recriação" das famílias "onde elas não existem".


O ministro quer que as comunidades se envolvam na ajuda destes menores.

Fonte: JN, Alexandra Serôdio

Sem comentários: