segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Mais de 11 mil crianças em situação de acolhimento

O número de crianças e jovens ao cuidado de instituições de acolhimento em 2007 era de 11.362, menos 883 que no ano anterior, avança um relatório do Instituto de Segurança Social divulgado hoje. A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação considera que as conclusões do relatório revelam que existem "mais crianças a sair do sistema de institucionalização e que estas estão a ser acompanhadas de acordo com as suas especificidades".

De acordo com o documento, a maioria dessas crianças e jovens está em situação de acolhimento há mais de um ano, sendo que 35 por cento dos menores acolhidos nos centros de acolhimento temporário (CAT) têm um tempo de permanência entre um e três anos, quando não deveria ultrapassar os seis meses. Os dados revelam ainda que para 2520 crianças o tempo de permanência nas instituições é de mais de seis anos e para 2003 entre os quatro e seis anos. Apenas 540 crianças estavam há menos de três meses em CAT.

O documento aponta a negligência, abandono, maus-tratos físicos e carência sócio-económica como os principais motivos de acolhimento. A negligência traduz-se principalmente na ausência de acompanhamento familiar, uma situação identificada em 6137 crianças, e de ausência de acompanhamento ao nível da educação, encontrada em 5388 crianças. Os maus-tratos físicos foram verificados em 1758 crianças e jovens e o abandono - entendido como a situação em que a criança fica entregue a si própria - levou ao acolhimento de 1744 menores.

Fonte: Público

Sem comentários: