terça-feira, 9 de setembro de 2008

Problemas familiares e financeiros levaram 111 polícias a recorrer ao serviço de assistência social

Mais de cem polícias recorreram aos Serviços de Assistência Social da PSP desde Julho de 2007, com pedidos de ajuda para resolver problemas económicos e familiares.
A este serviço recém-criado, e no qual trabalham duas assistentes sociais, chegam situações de todo o género. Muitos dos casos prendem-se com o facto de serem deslocados e de precisarem de orientação e outros estão relacionados com problemas familiares, em especial divórcios.

Já no que respeita aos agentes deslocados, a procura destes serviços prende-se não só com "uma certa desorientação" mas também por questões económicas.l

De acordo com dados divulgados pelos Serviços Sociais da PSP, a Assistência Social da instituição foi contactada por 48 agentes com problemas económicos, 18 por questões familiares, 19 por problemas de saúde e seis com pedidos de ajuda relacionados com habitação.

PORMENORES
LINHA DE APOIO
Os Serviços Sociais da PSP estão a estudar a criação de uma linha de apoio aos familiares de agentes mortos ou incapacitados em serviço. Deverá estar implementada em 2009, anunciou o responsável.
CINCO MILHÕES DE EUROS
Os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública dispõem de cinco milhões de euros anuais para 85 mil beneficiários. O apoio é conferido a agentes e familiares directos nas áreas da Saúde, Habitação e Educação.
CASA DE PASSANTES
As 13 casas que a PSP tem em recuperação, todas na área de Lisboa, vão acolher meia centena de agentes em início de carreira.
COLÓNIAS DE FÉRIAS
As colónias de férias dos Serviços Sociais da PSP – quatro hotéis (Porto Santo, Baleal, Monfortinho e Vieira de Leiria) e um parque de campismo (Tavira) – continuam a ser um sucesso entre os agentes devido ao sentimento de segurança transmitido por estar entre colegas.

Fonte: Lusa/SOL, Correio da Manhã: José C. Rodrigues

Sem comentários: