terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ministra não teme protestos

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, considera naturais as manifestações dos professores no início de cada ano escolar, pelo que não teme os protestos organizados pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF) devido à falta de colocação de muitos docentes.
“A contestação faz parte da vida social e temos de estar preparados”, afirmou a governante em declarações à rádio TSF, assinalando que o esforço desenvolvido pelo Governo no sector do Ensino tem sido compensado pelos resultados obtidos pelos alunos.

Em relação a este ano lectivo, a ministra realça que “teremos mais cursos profissionais, mais investimento nas escolas, mais acção social escolar, mais apoio para as famílias, mais livros, computadores, melhores condições de ensino e aprendizagem.”

Sobre a falta de colocação de cerca de 40 mil professores, Maria de Lurdes Rodrigues reconhece que as necessidades das escolas são cada vez mais reduzidas. “Acontece que no início de cada ano o Ministério coloca os professores apenas para as necessidades residuais, nomeadamente substituição de docentes que se reformaram ou que estão ausentes por qualquer motivo. É um número de colocações reduzido que corresponde às necessidades que as escolas manifestaram”, assinala.

Sobre o novo ano lectivo, a governante garante que “será um ano de grande esforço e trabalho, mas que é compensado pelos resultados escolares e pelo facto de estarmos a conquistar alunos para o sistema educativo”.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: